terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Boas vindas aos alunos da FUMEC!

Professora Tóia e suas alunas da disciplina de Modelagem do curso de Design de Moda. 
Hoje foi dia de visitar e conhecer os novos alunos da disciplina de Modelagem, do curso de Design de Moda da Universidade FUMEC. Estivemos lá para uma pequena apresentação sobre a história do Corte Centesimal para os alunos da professora Tóia.

Para quem não sabe, a Universidade FUMEC foi pioneira em oferecer um curso de graduação em Design de Moda, em Belo Horizonte.

Criado há mais de 18 anos na FUMEC, o curso adota o nosso Método de Corte Centesimal na disciplina de modelagem, desde a sua criação. O método foi levado para a universidade pela professora Maria Vitória Martins Vieira, carinhosamente conhecida como “Tóia”.




Com mais de 50 anos de profissão dedicados à arte do corte e da costura, Tóia é uma apaixonada por esse lindo ofício e uma das grandes personalidades da moda mineira.

Profunda conhecedora do Método de Corte Centesimal, que domina como ninguém desde menina, fez dele a base das suas criações. E a partir dele, construiu uma linda carreira voltada para a costura e sua valorização.



A professora Tóia com os alunos da disciplina de Modelagem do curso de Design de Moda. 

Tóia já perdeu as contas de quantos alunos ajudou a formar na universidade. Grandes profissionais da moda mineira já foram seus alunos também. Assim como muitas das nossas instrutoras credenciadas.

Quer um exemplo? A Lara Rogedo é uma delas.

A Lara Rogedo é instrutora do Corte Centesimal há alguns anos e além dos cursos presenciais do Método de Corte Centesimal que ela dá em seu ateliê, em Belo Horizonte, ela também se especializou em cursos online. Seu canal no Youtube conta com mais de 200 mil inscritos e é considerado um dos maiores canais de modelagem e costura do Brasil.

Quer outro exemplo? A Marília Tavares, responsável pela oficina “A Engenharia do Vestuário”, na segunda edição do Brasil Eco Fashion Week (BEFW), de 2018, também foi a sua aluna. Assim como a Ana Sudano, designer de moda e fundadora da marca Grama

A gente fica muito feliz e orgulhosa de ver mais uma turma começando. 


"A COSTURA É UMA GRANDE PROFISSÃO, UMA ARTE"


Em janeiro de 2017, o jornal Estado de Minas, fez uma reportagem especial sobre os 50 anos de carreira da professora Tóia.


Matéria publicada no caderno Feminino, do jornal Estado de Minas, de domingo, dia 1º de Janeiro de 2017. 

A reportagem começa chamando atenção para o fato de Tóia ter um destaque importante na história da moda na capital mineira. Defensora da valorização da profissão de costureira, Tóia faz questão de ensinar que estilista é "neologismo já que os grandes nomes da moda mundial se autodenominam costureiros", segundo a matéria no jornal.


Matéria publicada no caderno Feminino, do jornal Estado de Minas, de domingo, dia 1º de Janeiro de 2017. 

"O costureiro é o profissional completo, a exemplo de Jacques Farel, Dior, Balenciaga. Estilista é neologismo. Costureiro é aquele que cria, modela, conhece técnicas, tecidos e acabamentos. E hoje é tudo muito setorizado, então é difícil aprender globalmente. Por isso, batalho para que o aluno conheça a modelagem, para que saiba que aquilo que cria é viável de ser feito. A costura é uma grande profissão, uma arte", afirma Tóia na reportagem.

Matéria publicada no caderno Feminino, do jornal Estado de Minas, de domingo, dia 1º de Janeiro de 2017. 

MOLDES SEMPRE PERFEITOS

Na edição do jornal Estado de Minas, do dia 09 de março de 2014, a professora Tóia também participou de uma matéria sobre o Corte Centesimal (Moldes sempre perfeitos), que foi publicada no caderno feminino, e disse o seguinte sobre o Método de Corte Centesimal": “trata-se de um método muito preciso. Leciono a disciplina de modelagem na universidade FUMEC, desde a inauguração do curso superior em design de moda, em 2001”.

Matéria publicada no caderno Feminino, do jornal Estado de Minas, domingo, dia 9 de Março de 2014
Ainda segundo a reportagem, a professora considera o Método de Corte Centesimal atemporal. Tóia ainda ressaltou que o “Método traz a base da modelagem, e é superútil mesmo em tempos de projetos computadorizados. Quem não sabe o básico, não sabe o resto”.

Matéria publicada no caderno Feminino, do jornal Estado de Minas, domingo, dia 9 de Março de 2014

De acordo com a reportagem, Tóia disse que “o Método de Corte Centesimal permite a liberdade de criação, mesmo para confecções. Em produção de larga escala, geralmente elegem-se medidas-padrão para os tamanhos P, M ou G”.

Matéria publicada no caderno Feminino, do jornal Estado de Minas, domingo, dia 9 de Março de 2014
E reforçou: “A modelagem é um princípio fundamental da carreira de costureira ou de estilista, mesmo para alunas e alunos que objetivam trabalhar com foco no design. As grandes grifes nacionais e internacionais só são o que são porque têm uma boa modelagem.”.

Fica aqui o nosso agradecimento especial para a professora Tóia, que há anos vem ensinando novas gerações e novos profissionais, com tanto amor e dedicação e aproveitamos para desejar um ótimo semestre para a professora e seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, não se esqueçam de deixar um e-mail de contato e de informar a sua CIDADE. Sem o e-mail, não temos como responder. Agradecemos a visita! :-)