quarta-feira, 22 de abril de 2009

Os livros da família Centesimal

A FAMÍLIA CENTESIMAL

O
Método de Corte Centesimal apresenta em lições teóricas e práticas os mais variados traçados de interesse geral - roupas masculinas, femininas e infantis. Os moldes são traçados a partir de medidas individuais ou de tabelas de medidas definidas como um padrão. A linguagem adotada é o desenho e os detalhes de cada molde são definidos pelas cotas de suas Escalas. Com este sistema inovador, preciso e fácil tornou-se a linguagem utilizada na confecção dos demais assuntos abordados em seus livros:



Sistema Moldecópia: ele atende a quem deseja obter os moldes de maneira mais rápida e prática. Os moldes básicos (corpinhos, manga, gola, saia e calças) são apresentados já prontos nos tamanhos de manequim de 22 a 54, em cartão plastificado. O tamanho é definido: pela medida de perímetro de peito (em volta do tórax, nas peças que vestem o busto) ou o perímetro de quadris, para as saias e calças. Eles são facilmente adaptáveis para as medidas individuais. O resultado obtido é o mesmo resultado obtido com a utilização do Método de Corte Centesimal.


Moldecópia Quali: Possui material didático elaborado para atender Ongs e Prefeituras que promovem cursos voltados para a qualificação profissional de comunidades carentes. É apresentado em material mais simples e seu preço é muito acessível. Oferecemos um “Roteiro do Curso para Uso da Professora”, para ajudá-la a se preparar para ministrá-lo.


Molde.Série: É um conjunto dos Moldes Básicos apresentado em Duratex nos tamanhos do manequim 42 adulto e 26 infantil utilizado na indústria para a confecção da peça-piloto de um modelo. Eles contem o exclusivo "Sistema de Ampliação em Série", que permite a obtenção dos demais tamanhos do mesmo modelo.


Molde.pronto Centesimal: são modelagens de peças básicas, prontas para serem destacadas e colocadas sobre o tecido. Oferece vários tamanhos de manequim numa mesma folha e apresenta um interessante sistema de destaque do tamanho desejado.


Livro das Malhas: como o próprio nome diz, abrange a modelagem de malhas. É acompanhado de quatro moldes básicos para malharia, nos tamanhos P, M, G e GG, para crianças e adultos: 1 – malharia feminina, 2- malharia masculina e unissex, 3- maiô, 4- calça.


A Costura e Seus Segredinhos: é um livro para principiantes, prático também para consultas de pequenas dúvidas de costura.


Informe da Moda:
Depois que se aprendem as técnicas da modelagem, é necessário praticar para se obter segurança e desenvoltura em Modelagem do Vestuário. E este é um jornalzinho mágico: com ele você segue a moda, aprende a enxergar os detalhes e a realizar com segurança a modelagem dos modelos apresentados. É um apoio a quem ainda não ganhou autonomia em seus trabalhos.  Colecionados em pasta encadernadora, formam um excelente “Curso de Interpretação de Modelos”.

14 comentários:

  1. Há algum tempo procurava informaçãoes sobre o método do Corte Centesimal, e estou achando ótimo esse novo meio de comunicação. Com certeza será muito útil!!
    Espero por novas notícias...

    ResponderExcluir
  2. Fiz o curso do Corte Centesimal em 1960 e com ele aprendi a costurar e fazer lindas peças com ótimo caimento durante alguns anos. Depois parei de costurar mas agora estou retomando esta atividade e é um prazer poder conversar com quem entende do assunto e tirar dúvidas que venham a surgir futuramente. Foi através da internet que pude verificar o sucesso que o Corte Centesimal faz até hoje. Abraços e votos de felicidade para todos. Graça Ribeiro

    ResponderExcluir
  3. Qual é o preço dos materiais em questâo?
    Poderian me enviiar por favor?

    ResponderExcluir
  4. Ouvi falar desse método ontem e já estou curiosa para saber se existe alguem que ensine aqui no Rio de Janeiro...

    ResponderExcluir
  5. SOBRE INFORME DA MODA,QUERO SABER PREÇO E ONDE ADIQUIRIR .SOU DE ZONA OESTE DE BH.

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber se existe um manual para a utilização das reguas do metodo.

    ResponderExcluir
  7. SOBRE INFORME DA MODA,QUERO SABER PREÇO E ONDE ADIQUIRIR .SOU de campinas
    meu email e valdecirfelicio@oi.com.br

    ResponderExcluir
  8. olá fiquei supresa ao ver no orkut o metodo moldecópia,pois fiz esse curso em 1976 nossa professora era a irmã Lazara aqui em Santos,tenho o livro e os moldes só perdi as escalas e consulto o livro até hoje, fiquei feliz em encontrar o blog e vou estar sempre visitando...sucesso pois o que é ótimo nunca se acaba parabens.

    ResponderExcluir
  9. Marya
    Aprendi o corte centesimal em 1965, É o mais perfeito.Com a prática fui simplificando tornando meu trabalho mais fácil e prazeiroso...
    Gostaria de ensinar, quais os procedimentos coretos???Pois, moro em Guaapari Espirito Santo.
    E gostaria de parabeniza-los Por tantas alegrias.

    ResponderExcluir
  10. Puxa, pensei que não ia mais achar este método. Aprendi um pouco dele mais ou menos em l970, nu colégio de freiras que estudei, depois procurei quando estava esperando minha primeira filha (l980) e agora faço patchwork e com tantos tecidos lindos, me dá vontade de fazer umas blusinhas, vestidos, etc. Ainda tenho os materiais as pastas com as amostrinhas. Será que mudou muita coisa, tenho que comprar material novo? Estou muito contente. abraços
    Marion Guimarães
    marionguima@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. que maravilha encontrar este blog...fiz o curso centesimal 1967 imaginem!!! eram duas irmas que moravam em Copacabana ( celita e nelita ) as professoras... eu tinha nesta epoca 22 anos e fiz algumas roupas para minha primeira filha...gostaria de obter novamente este material tao valioso pois agora tenho tempo bastante para usa-lo...
    nercyml@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Como posso adquirir o livro das malhas? onde encontro e qual o valor? kruger-kruger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. olá, eu aprendi a modelar no corte centesimal.. acho perfeito e so uso ele para trabalhar... gostaria de completar o meterial já que so tenho
    O Método de Corte Centesimal e presciso do sistema de molde cópia, o livro de malhas, e o resto dos produtos!
    e-mail para contato lucaetanodesign@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, gostaria de comprar os moldes prontos centesimal, para colocar no pano e cortar, onde posso adquirir e o preço?

    ResponderExcluir

Pessoal, não se esqueçam de deixar um e-mail de contato e de informar a sua CIDADE. Sem o e-mail, não temos como responder. Agradecemos a visita! :-)