terça-feira, 28 de abril de 2009

MODELAGEM DO VESTUÁRIO

Pelo menos 50% do resultado final de uma roupa depende da modelagem. Não adianta somente a boa qualidade do tecido e de uma confecção esmerada se a roupa não veste bem - ela tem também de apresentar um caimento perfeito. É grande a responsabilidade da modelista, pois seu trabalho vai refletir diretamente na qualidade do produto final.

Seja numa costura doméstica ou numa confecção industrial, a utilização de Moldes Básicos é que dão início ao traçado de uma modelagem, na busca de uma interpretação fiel do modelo escolhido e dos efeitos sugeridos pelo estilista ao criar aquele modelo. Dominar bem a técnica da modelagem, utilizando moldes de qualidade, faz da modelista uma profissional valorizada.

A modelagem é uma atividade que exige prática, técnica e raciocínio: Prática: é a vivência sobre costura. É a experiência que leva a avaliar resultados. técnica: é saber traçar moldes perfeitos. Raciocínio: é a habilidade na avaliação e utilização da técnica, para a obtenção dos efeitos desejados. A técnica da modelagem é oferecida com grande vantagem pelo Método de Corte Centesimal.

Como em outros sistemas de corte, as medidas são tomadas tendo como unidade o centímetro, entretanto, nas medidas horizontais é que se diferencia de todos os outros sistemas e é neste ponto que se pode comprovar a sua perfeita exatidão. Elas são marcadas utilizando-se a Escala Centesimal do número que corresponde à medida, de modo a conservar proporções com absoluto rigor. Você vai achar muito simples copiar o desenho do livro usando a escala de sua medida. O molde fica perfeito.

HISTÓRICO - O Método de Corte Centesimal foi criado em 1934, portanto, está fazendo 75 anos em 2009. Sua criadora, Carmen de Andrade Melo Silva, era casada com o engenheiro Antônio de Mello Silva. Nesta época ela já era mãe de 4 filhos e foram morar numa cidadezinha do sul de Minas, Andrelândia.
Ela era uma pessoa muito inteligente, ativa e preparada. Tinham uma vida pacata e rotineira. Sendo exímia pianista, de aprimorada formação, além dos cuidados com a família e com a administração de casa, sua grande distração era o piano. E passou também a costurar para os filhos.

Vendo seus trabalhos, as amigas sempre pediam que lhe fornecessem os moldes. Para satisfazê-las, procurou encontrar uma maneira prática de indicar como fazer o traçado de um determinado molde, de modo a atender aos diversos pedidos e às diversas idades das crianças. Inicialmente passou a fornecer-lhes os moldes em desenhos miniatura, com indicações em centímetros, através de tabelas. Mas, que complicação isso de ter que consultar tabelas para determinar cada detalhe!

Aí entrou o raciocínio matemático do marido. Para generalizar as indicações das medidas tomadas em volta do corpo, isto é, as medidas dos perímetros, ele dividiu cada medida por 100, para representá-las em Escalas. Com isso, criou as “Escalas Centesimal”. Elas são as escalas do corpo. Garantem a simplicidade, a precisão e a adaptabilidade que caracterizam o Método de Corte Centesimal.

Deste modo, bastando colocar nos desenhos apenas um número como indicação de medida, dona Carmen pode então gentilmente fornecer as suas miniaturas a quem lhe pedia os moldes, presenteando-as também com um jogo de Escalas. As cotas indicadas são as mesmas para qualquer pessoa, o que muda é a Escala; cada Escala representa uma medida em centímetros. As Escalas Centesimal vão de 30 cm (para trabalhos em miniatura) até 140 cm ( para as pessoas mais gordas). E, com um pequeno recurso, podem ser utilizadas para atender a medidas acima de 140 cm até 280 cm.

O ÊXITO DO CENTESIMAL - Com o uso das Escalas Centesimal fica tudo muito simples, pois são abolidos cálculos aritméticos e tabelas. As proporções são mantidas automaticamente.
Basta que se aprenda a ”ler os desenhos” e com eles se familiarize para ficar apta a realizar os traçados apresentados nos livros do Corte Centesimal. Deste livro constam os mais variados traçados para roupas femininas e masculinas, para adultos e crianças.

Assim nasceu o Centesimal, e sem motivação comercial. Como em pouco tempo o seu sistema ultrapassou as fronteiras daquela pequena cidade do interior de Minas, foi feita uma primeira edição, ainda em cópia heliográfica.

O que teve início há 75 anos diz muito em relação à sua aceitação, ao seu sucesso - significa que quatro gerações de usuários têm prestigiado este excelente Método de Corte.

Também o Centesimal criou família, gerando produtos funcionais e dinâmicos para atender aos diversos aspectos da Modelagem do Vestuário.

Um abraço,

Dora

Contatos:
http://www.cortecentesimal.com.br/
atendimento@cortecentesimal.com.br

3 comentários:

  1. Oi Dora,
    Muito legal o seu blog sobre o Corte Centesimal.
    Acredito que vai ser um sucesso. Grande beijo e parabens pra Carol por ter ajudado a fazer este blog.
    beijocas

    ResponderExcluir
  2. Dora gostaria de receber pelo correio mais informaçoes do metodo e respectivos valores. Meu nome:Sonia Firens rua:Dario Prada n:308 Real Parque Limeira S.P.cep:13480 686 obrigado pela atençao.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de fazer compras como posso fazer pelo computador

    ResponderExcluir

Pessoal, não se esqueçam de deixar um e-mail de contato e de informar a sua CIDADE. Sem o e-mail, não temos como responder. Agradecemos a visita! E também o seu nome, é claro!:-)