O depoimento acima foi dado pela falecida Júnia Barcellos Gonçalves Melo, mais conhecida no universo da moda mineira como Júnia Melo.
Júnia foi uma grande referência na moda mineira, com mais de 60 de experiência como professora de corte e costura. Sua história com a moda começou quando era adolescente e teve aulas de corte e costura com a dona Carmen, a criadora do Método de Corte Centesimal.
Segundo a reportagem do jornal “Hoje em dia”, do dia 17 de fevereiro de 1991, Júnia tinha 13 anos quando aprendeu o Centesimal e aos 16 já ensinava o nosso método para outras meninas da sua geração.
Jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte, 17/02/1991 Título: cursos de corte, uma tradição que ainda permanece |
Ela foi modelista, dona de confecção, apresentadora de TV, professora de corte e costura, jornalista de moda e, professora do curso de Estilismo e Modelagem do Vestuário da UFMG. Um dos primeiros cursos de extensão em Moda no Brasil, criado ainda na década de 80.
Neste curso Júnia também ensinava o Método de Corte Centesimal, na disciplina de modelagem e, assim, contribuiu para a formação de vários profissionais da moda mineira.
Jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte, 17/02/1991 Título: cursos de corte, uma tradição que ainda permanece |
“Em matéria de cálculos e proporções ele é o mais preciso. A didática é a mais simples de todas, pois não é preciso fazer contas, os cálculos são feitos pela escala”, disse Júnia. E que por isso, o adotou em suas aulas no curso da UFMG, na época que o curso foi criado.
Durante décadas, ela também teve uma escola de corte e costura no bairro São Bento, em Belo Horizonte, e seus cursos eram muito concorridos por quem desejava aprender a modelagem do vestuário.
Ao lado da sua irmã Letícia, ela contribuiu com a formação de uma nova geração de instrutoras do Corte Centesimal como a Lara Rogedo (@lararogedo ), Elisa Sayuri (@sayuri.escolademoda ), Isabel Isaura (@amarelo_studio ), Fernanda Hamaceck (@haroatelie ), Maria Paula Guimarães (@bypaulaaltacostura ), da Cláudia Torres ( @ateliercataventobh), Zina Leal e tantas outras.
Júnia faleceu em abril de 2023 deixando um importante legado para a moda mineira. Nós, da família do Corte Centesimal, temos muito a agradecer por termos tido a sorte de ter uma professora como ela e seremos eternamente gratas por tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pessoal, não se esqueçam de deixar um e-mail de contato e de informar a sua CIDADE. Sem o e-mail, não temos como responder. Agradecemos a visita! :-)