quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Uma linda história para contar!

Sabe aquele velho e bom ditado que diz “que a união faz a força”? Esse ditado é quase que um mantra para nós. Por isso, a gente estava doida para compartilhar com vocês essa história linda, de amor, dedicação, fé e muita união.

Recentemente, recebemos uma mensagem da Raquel, vinda do outro lado do oceano Atlântico. Lá da cidade de Dondo, uma província de Sofala, em Moçambique, na África.

Raquel e suas alunas em Moçambique. Foto de acervo pessoal. 

Carioca, há alguns anos Raquel aprendeu o Sistema Moldecópia, que é o nosso segundo método de modelagem de roupas, com a querida Mônica Santos, que possui uma escola de corte e costura em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Volta e meia a gente também fala da escola da Mônica que, ao longo dos anos, ajudou a formar centenas de modelistas, costureiras e novas instrutoras do Corte Centesimal, como a própria Raquel.

Raquel com a sua edição atual do Sistema Moldecópia. Foto de acervo pessoal. 

Assistente social, professora de corte e costura e modelista, Raquel desenvolveu um projeto social muito bacana com mulheres da comunidade de Dondo, em Moçambique. Um projeto que vive de pequenas doações e merece muito ser amplamente conhecido.

“Eu fiz o curso do Sistema Moldecópia em 2017, na Escola de corte e costura da Mônica Santos, em Santa Cruz da Serra, Rio de Janeiro”, recorda. Em 2022, ela desembarcou em Moçambique, já com o projeto de corte e costura em mente. Se instalou em Dondo, uma cidade da província de Sofala, em Moçambique.

As alunas da Raquel em sua escola em Moçambique. Foto de acervo pessoal. 


As alunas da Raquel em sua escola em Moçambique. Foto de acervo pessoal.


Ela conta a história de aprendizados e ações: “os kits desses livros da foto eu comprei na escola da Mônica. Eu também aprendi nesse livro. Queria treinar mais meninas, mas meu orçamento só dava para comprar esses kits. Uma amiga me ajudou com as máquinas de costura. Estou muito feliz porque elas estão aprendendo fácil com o método de vocês. Escolhi o Sistema Moldecópia para ensinar, porque gosto muito. O meu projeto é social. Desenvolvimento comunitário. Elas não pagam e aos poucos estou comprando os materiais delas. Todos os materiais de corte e costura são caros aqui, e elas não tem condições mesmo. A única ajuda para esse projeto foi as compras das máquinas de costura.”

Como em algumas comunidades não há energia elétrica, Raquel optou por trabalhar com uma máquina de costura manual da Singer. As aulas acontecem durante o dia, para um aproveitamento melhor. A expectativa é de que futuramente, quando a energia chegar lá, ela possa comprar o motor para adaptar nas máquinas de costura.


Máquinas de costura para as aulas. Foto de acervo pessoal. 


Voluntariado

O Mabassa Dorika (Projeto Dorcas), em dialeto Sena, tem por objetivo contribuir para diminuir a pobreza e os casamentos prematuros de meninas através do desenvolvimento sustentável no Distrito do Dondo - Sofala. A iniciativa busca atender as jovens meninas órfãs, vulneráveis e de baixa renda em situação de risco social, criando oportunidades para o desenvolvimento pessoal, valorização da identidade, cidadania e autoestima, ajudando também na identificação de suas potencialidades.

“Portanto, nosso objetivo é oferecer através da Arte, Modelagem e Corte e Costura e Costura Criativa, uma oportunidade para mudança e melhor qualidade de vida.”, diz Raquel.

As alunas da Raquel em Moçambique. Foto de acervo pessoal. 


Convergência de forças

Essa é a nossa verdadeira corrente do bem. O aprendizado dos nossos métodos aproxima as pessoas, leva conhecimento, educação e a possibilidade de fazer da costura uma profissão. Essa é a nossa essência. Desde 1934, quando o nosso Método de Corte Centesimal foi criado. Transformar vidas através do aprendizado.

Então, para que mais histórias como essa da Raquel continuem existindo, gostaríamos de contar com a colaboração de vocês. Além de conseguir adquirir todos os materiais necessários para a realização dos cursos, visando sempre a educação, capacitação e oportunidades, o projeto pretende fornecer lanches e outras refeições para as meninas que estudam e vão direto do curso para a escola.

Raquel com suas alunas. Foto de acervo pessoal.

As alunas da Raquel na aula de modelagem. Foto de acervo pessoal

As alunas da Raquel na aula de modelagem. Foto de acervo pessoal


Por isso, qualquer quantia é muito bem-vinda. Quem quiser ajudar, pode fazer a contribuição diretamente para a Raquel. Vamos ajudar?

Diacuy Raquel da Silva
Instagram: @raquelmozambiqueafrica
PIX
CPF: 036532127-31
PagSeguro.


PIX BRADESCO
EMAIL: raquelamazonas72@gmail.com

Raquel usando dois vestidos lindos, feito por ela, de Capulanas para diferentes ocasiões. 


CONTE A SUA HISTÓRIA
Se você também tem uma história para contar com um dos nossos dois métodos de modelagem de roupas, escreva para gente. Vamos adorar conhecer a sua história!

WhatsApp: (31) 97149-5676 (Horário comercial - 9h às 12h e das 14h às 18h - Segunda à Sexta)
E-mail: atendimento@cortecentesimal.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, não se esqueçam de deixar um e-mail de contato e de informar a sua CIDADE. Sem o e-mail, não temos como responder. Agradecemos a visita! :-)