sexta-feira, 5 de junho de 2020

Tabela de medidas

Foto do Corte Centesimal. 

Há anos, a Associação Brasileira do Vestuário (Abravest) vem estudando a padronização nacional de medidas do corpo humano, através de um censo Antropométrico Brasileiro, visto que ainda não temos uma tabela de medidas que possa ser considerada “padrão representativo” da população brasileira.

O que acaba deixando a critério de cada confecção criar a sua própria tabela de medidas, de acordo com o público que ela atende.

Assim, muitas confecções e profissionais de modelagem recorrem às normas técnicas da ABNT e também a outras tabelas existentes em livros didáticos para fazer uma análise comparativa. 


Mas, será que é possível chegar numa tabela única? 

CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO

Vejamos: o ser humano pode ter dezenas de variações de corpos, combinadas entre si, ainda mais na nossa população que é formada por uma mistura de povos, com características bem marcantes de biótipos, como altura, peso e estrutura óssea.

Além disso, novos hábitos culturais combinados com hábitos alimentares e de atividades físicas tem influenciando também no desenvolvimento dos corpos.

Se antigamente, as mulheres tinham ombros mais estreitos, braços mais finos, devido ao uso de espartilhos, roupas mais ajustadas ao corpo, que acabavam limitando os movimentos dos membros superiores, hoje vemos as mulheres com ombros mais largos e braços mais torneados, como as praticantes de Crossfit, por exemplo. Corpos mais musculosos e mais torneados.  Hoje a estética está bem diferente.

Já nos anos 50, por exemplo, as cinturas das mulheres adultas jovens eram bem mais finas do que hoje. Nos anos 90, as cinturas das calças foram para baixo do umbigo e as cinturas acabaram “engrossando”.

Vocês já reparam nos corpos das crianças? Até entrar na puberdade e os hormônios começarem a trabalhar, o corpo da criança é mais quadrado, não tem formas definidas ainda. Só depois é que a cintura começa afinar.

Já as mulheres quando entram na menopausa podem ter alterações nos perímetros, principalmente na cintura. E então, as cinturas começam a engrossar.

Uma confecção destinada a este público vai se preocupar em fazer roupas com as devidas adaptações.

Por isso que a modelagem é tão fascinante. É um desafio criar “padrões” onde existem tantas particularidades.

Como a gente disse, há tempos que toda a indústria do vestuário vem buscando uma tabela que tenha um padrão de proporções confiáveis e que sirva às confecções, como orientação na criação dos diversos tamanhos de roupas.

No livro do Método de Corte Centesimal e do Sistema Moldecópia nós trazemos uma sugestão de tabela para confecção industrial que pode ser adaptada em função do público que você pretende atingir.

Livros do Método de Corte Centesimal e do Sistema Moldecópia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, não se esqueçam de deixar um e-mail de contato e de informar a sua CIDADE. Sem o e-mail, não temos como responder. Agradecemos a visita! :-)