quarta-feira, 3 de junho de 2020

A Modelagem de Roupas

Foto com os livros do Método de Corte Centesimal e do Sistema Moldecópia

A modelagem é uma das partes mais importantes dentro do processo de construção de uma roupa. Primeiramente, o estilista cria o desenho, certo? Mas, quem dá vida, quem tira do papel a criação, é o modelista. 

Bons modelistas são muito valorizados no mercado e são bastante disputados por confecções. E mesmo que você não venha trabalhar diretamente com a modelagem é importantíssimo entender bem seus conceitos e práticas, independente do caminho que você vai seguir. Uma boa modelagem vai agregar qualidade ao seu produto. 

A modelagem também é considerada um fator de competitividade entre os produtos, visto que exerce grande influência sobre o consumidor no momento da aquisição de um produto do vestuário. Diante de uma oferta de produtos muitas vezes semelhantes, como é o caso dos produtos de moda, o consumidor irá optar pelo que atender não só pelo estilo, pela cor e peça função, mas também o que melhor vesti-lo, ou seja, o que tiver a melhor modelagem” (Modelagem/ org. Flávio Sabra, 2009)

A modelagem pode ser realizada através de dois processos: pela moulage ou pela modelagem plana. Na modelagem plana, os moldes são traçados sobre o papel, utilizando diversos métodos (ou técnicas) de modelagem de roupas. 

Existem vários métodos de modelagem no mercado. E esses métodos podem ser aprendidos através de cursos práticos, ou através de livros didáticos disponíveis em livrarias. 

O Método de Corte Centesimal e o Sistema Moldecópia são os dois métodos de modelagem para tecido plano da nossa empresa, Corte Centesimal. 



MÉTODO DE CORTE CENTESIMAL

Foto de divulgação: material do Método de Corte Centesimal
O Método de Corte Centesimal foi criado em 1934 pela mineira Carmen de Andrade Mello Silva, junto com o seu marido Antônio Mello Silva, que era engenheiro da Rede Mineira de Viação. A necessidade de costurar para os quatro filhos e as dificuldades que encontrava nessa tarefa foi levando dona Carmen a adotar o hábito de fazer anotações em fichas para auxiliar a memória.

Com o tempo, foram sendo acumuladas inúmeras fichas com desenhos, observações e deduções que permitiram à dona de casa aprimorar suas atividades. Não havia qualquer pretensão comercial. Havia, porém, o objetivo de suprimir as provas das roupas, coisa que os filhos tinham horror.

A competência na confecção das roupas traçou o destino. As amigas sempre pediam os moldes para repetir. A vontade de ajudar levou Carmen a encontrar uma maneira prática de indicar como fazer o traçado de um determinado molde de modo a atender os diversos pedidos e as diversas idades das crianças e também de adultos.

“Qual a proporção existente entre algumas medidas" era um dos questionamentos feitos por ela e que resultaram em moldes bastante exatos. Pessoas próximas insistiam que ela passasse seus conhecimentos para outras senhoras que viviam a mesma necessidade de aprender a costurar. Com o auxílio do marido engenheiro, ela criou o sistema de Escalas, resultado de suas anotações sobre as medidas do corpo humano.

Para generalizar as indicações das medidas tomadas em volta do corpo, ele dividiu cada medida por 100, com a representação em escalas. Intitula-se, portanto, "Centesimal", porque as principais medidas para o traçado dos moldes foram divididas em 100 partes iguais. Nascia então o Método de Corte Centesimal.

 
Escalas do Método de Corte Centesimal

COMO FUNCIONA O MÉTODO DE CORTE CENTESIMAL
Estas divisões estão contidas em pequenas réguas, que chamamos de "Escalas". Cada Escala tem 50 unidades (representando a quarta parte do corpo). As Escalas Centesimal vão de 30 até 140 cm e, com um pequeno recurso, podem ser utilizadas as medidas até 280 cm.

conjunto de Escalas do Método de Corte Centesimal é composto por 28 “réguas”, em cartão plastificado, com 56 Escalas, que vão do número 30 até 140, sempre em pares.

Método de Corte Centesimal ensina a estruturar cada molde com medidas individuais e ele se  caracteriza por sua exatidão.

Com o Método de Corte Centesimal você vai construir cada molde com as suas medidas exatas. Quando você termina de fazer o desenho do molde, você tem o MOLDE IDEAL, ou seja, o molde certo na medida da  pessoa.  E depois você vai fazer as demais interpretações de outros modelos em cima desse molde básico. 

Usando as Escalas para fazer o molde. 


DIFERENCIAL DO MÉTODO DE CORTE CENTESIMAL

Como nos outros sistemas de corte (ou métodos de modelagem de roupas) as medidas são tomadas tendo como unidade o centímetro. Entretanto, nas medidas horizontais é que o Centesimal se diferencia de todos os outros sistemas. E é justamente nesse ponto, que se pode comprovar a perfeita exatidão do Método de Corte Centesimal. .
Tais medidas são marcadas com a "escala" adequada, de modo a conservar proporções com o absoluto rigor. Quem o adota, traça o próprio molde que fica tão perfeito que até prescinde de provas. 
Com o uso das Escalas Centesimal fica tudo mais simples, pois são eliminados cálculos aritméticos e tabelas. As proporções são mantidas automaticamente. 
PRATICIDADE COM O SISTEMA MOLDECÓPIA
Foto de divulgação: Material do Sistema Moldecópia
No final da década de 60 nascia o Sistema Moldecópia, baseado no Método de Corte Centesimal, com a mesma lógica, mas com a diferença de ter moldes básicos nos vários tamanhos, o que é bastante adequado à indústria da confecção, e adaptáveis às diferenças dos corpos, quando necessário. 


O Sistema Moldecópia foi criado por Dora Mello Silva Teixeira, filha da criadora do Método de Corte Centesimal e sua continuadora.

Na virada da história dos anos setenta, onde as mulheres passam a ter um papel maior no mundo profissional, Dora viu que havia lugar para um sistema de modelagem que fosse mais direcionado aos novos tempos. 

Buscando uma forma de obter os moldes de maneira mais rápida e ao mesmo tempo, preservando a exatidão do Método de Corte Centesimal, Dora adaptou o uso de suas Escalas para atender também ao Moldecópia. 
No Sistema Moldecópia os moldes básicos já estão prontos em todos os tamanhos de manequins: do número 22, para um recém-nascido; ao número 54, para um adulto com tórax de 126 centímetros. E você constrói as roupas a partir desses moldes básicos que acompanham o livro. 

MAIS PRATICIDADE

Material completo do Sistema Moldecópia

Os Moldes Básicos que acompanham o material são de fácil destaque. Você determina o tamanho do manequim através da tabela de medidas que está no livro.

Faz as marcações deste tamanho no papel onde será feita a modelagem e faz as alterações para medidas personalizadas = Molde Ideal. A partir do Molde Ideal é traçado qualquer modelo de roupas.


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

Livro + conjunto de Escalas do Método de Corte Centesimal e Livro + conjunto de Escalas do Sistema Moldecópia

Tanto no Método de Corte Centesimal quanto no Sistema Moldecópia são utilizadas as escalas que garantem a proporção dos traçados e das modelagens, sem depender de cálculos matemáticos. 
É fundamental seguir a sequência correta dos livros, sem pular nenhuma página, pois os conteúdos já foram planejados para ensinar numa sequência de graus de dificuldade. 
Para saber todos os detalhes sobre o Método de Corte Centesimal ou sobre o Sistema Moldecópia, visite o nosso site e as nossas redes sociais. 
LEMBREM-SE:

A técnica é o que o Método de Corte Centesimal e ou o Sistema Moldecópia oferecem para a obtenção de efeitos.

  • A prática leva a uma maior facilidade para avaliação dos detalhes e para a obtenção de efeitos. 
  • O raciocínio é uma habilidade que une a utilização da técnica e a avaliação dos detalhes na busca dos efeitos desejados.
  • Estes requisitos fazem da modelista uma profissional valorizada.


Só praticando é que se obtém a segurança no desempenho do trabalho de modelagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, não se esqueçam de deixar um e-mail de contato e de informar a sua CIDADE. Sem o e-mail, não temos como responder. Agradecemos a visita! :-)