sexta-feira, 1 de abril de 2016

Conhecendo mais o Método de Corte Centesimal

Material do Método de Corte Centesimal - 50ª Edição

O que são as “Réguas” que acompanham o Livro do Método de Corte Centesimal?

Essas réguas são as "Escalas" que acompanham o livro.

O Método de Corte Centesimal intitula-se "Centesimal" porque as medidas do contorno do corpo foram divididas em 100 partes iguais. Estas divisões estão contidas nessas "réguas" (Escalas). As Escalas Centesimal vão de 30 até 140 centímetros. E, com um pequeno recurso, podem ser utilizadas as medidas até 280 centímetros. Cada Escala tem 50 divisões (unidades).

Cada Escala tem dois números: a de número menor em fundo cinza e o número maior em fundo branco. Isso é para facilitar na identificação da numeração e da Escala que está sendo usada.

28 Réguas em cartão plastificado com 56 Escalas, do número 30 ao 140.

E porque está em "50 unidades"?
- Porque correspondem à quarta parte do perímetro principal.
- As Escalas dispensam cálculos e tabelas e mantém a proporcionalidade dos traçados nos perímetros.
- Já os comprimentos não são proporcionais aos perímetros, por isso são marcados com a Fita Métrica.

Você irá achar muito simples traçar um molde pelo método, a partir do momento que compreender bem, o uso da Escala. Por isso, é fundamental ler com muita atenção o primeiro capítulo do seu livro. Traçar um molde é apenas copiar o desenho apresentado no livro. 

E como copiá-lo?
Basta usar a Escala correspondente à medida principal. Os números indicados no desenho serão marcados no molde, usando a sua Escala, correspondente a sua própria medida.

Por exemplo: para se traçar um molde de saia, para uma pessoa que tenha 88 cm de medida de contorno de quadris, será usado a Escala Nº 88; para quem tem 100 cm, será usada a Escala de nº 100.

O molde resultante terá a medida correspondente ao da Escala empregada. Não há necessidade de calcular nada. É só seguir as instruções, usando a Escala correspondente as suas medidas. 

As Escalas estão sempre em números pares. 

E no que isso facilita a confecção de um molde? 

Num sistema de corte, em que as referências são feitas em centímetros, qualquer detalhe tem que ser determinado através de uma tabela que indique cada tamanho de molde, para que se mantenham em boas proporções.

Suponhamos que se determine 14 cm como largura de um bolso num molde correspondente ao manequim 42. Esta cota seria excessiva para o manequim 36 e muito pequena num manequim 50. 

Com o uso da Escala é imensamente mais simples essa indicação. 

As medidas, ou cotas, marcadas através das Escalas, manterão a proporcionalidade nos diversos tamanhos. Automaticamente, a medida assinalada num detalhe, cresce num número maior e diminui num molde menor. 

Os números indicados nas Escalas são os mesmos para qualquer pessoa, o que muda é o tamanho da Escala. 

O que altera o tamanho dos moldes são as Escalas empregadas. 


Para quem o Método de Corte Centesimal é indicado? 
O Método de Corte Centesimal é mais indicado para costura personalizada, para casos em que o corpo não se "encaixa" nos padrões, independente se a pessoa tem muito peito, ou quadril estreito, ombro largo, por exemplo, justamente, por trabalhar com as medidas individuais. O método é perfeito também para quem deseja montar um ateliê de alta costura, por exemplo.

E pode ser utilizado, perfeitamente, para a costura industrial. Também pode ser adaptado para ser usado em programas de computadores. 

Aguarde: no próximo post, vamos falar mais sobre o Sistema Moldecópia, nosso segundo método de modelagem de roupas. 


Quem usa o Método de Corte Centesimal?
Em Belo Horizonte, o Método de Corte Centesimal é utilizado na disciplina de Modelagem do Curso de Graduação em Design de Moda da Universidade FUMEC e no curso de extensão em Modelagem da Escola Nedi. Ele já foi usado também no curso técnico em “Produção de Moda”, no Instituto de Arte E Projeto (INAP), no Curso de Design de Moda na Faculdade Estácio BH e no antigo curso de extensão em Moda da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). .

Quer saber mais sobre o Método de Corte Centesimal? 
Visite o nosso site: www.cortecentesimal.com.br

Quer adquirir?
Compre pela nossa loja: www.centesimal.com.br

Ou ainda tem dúvidas?
Escreva para atendimento@cortecentesimal.com.br


Para adquirir os produtos do Corte Centesimal:

1- Compre nossos produtos na nossa loja virtual do Corte Centesimal em www.centesimal.com.br, onde você poderá comprar em até três vezes sem juros, com seu cartão de crédito, ou ainda através de cartão de débito ou boleto.

2 - Compre também através de nosso atendimento telefônico personalizado, para pagamento por depósito bancário.  Para isso, entre em contato com atendimento@cortecentesimal.com.br.

3- Compre com nossas instrutoras credenciadas, que trabalham com os produtos originais Corte Centesimal. A relação de nossas instrutoras está disponível aqui no blog, ou no nosso site: www.cortecentesimal.com.br


Obs: Nem todas as instrutoras possuem o material para vender. Confirme conosco, se a instrutora da sua cidade, tem o material disponível para venda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, não se esqueçam de deixar um e-mail de contato e de informar a sua CIDADE. Sem o e-mail, não temos como responder. Agradecemos a visita! :-)