quarta-feira, 20 de junho de 2018

Sobre o Método de Corte Centesimal

A 51ª Ed.do Método de Corte Centesimal com a edição anterior e com o antigo estojo de madeira. 


O QUE É O MÉTODO DE CORTE CENTESIMAL
O Método de Corte Centesimal é a primeira técnica de modelagem de roupas para tecido plano da empresa Corte Centesimal. 

Em todo trabalho a ser realizado na produção do vestuário, existem duas fases distintas: a de preparação e a de execução. A preparação corresponde ao corte e a execução, à costura. A parte referente ao corte é aprendida através do Método de Corte Centesimal ou do Sistema Moldecópia. 

Essas são as nossas duas técnicas de modelagem de roupas (ou do vestuário) para tecido plano do Corte Centesimal. Nossos métodos ensinam como obter os moldes básicos e a técnica usada para modificá-los em busca de diferentes efeitos.


COMO NASCEU O  MÉTODO DE CORTE CENTESIMAL
O Método de Corte Centesimal foi criado em 1934 pela mineira Carmem de Andrade Mello Silva, junto com o seu marido Antônio Mello Silva, que era engenheiro da Rede Mineira de Viação. A necessidade de costurar para os quatro filhos e as dificuldades que encontrava nessa tarefa foi levando dona Carmem a adotar o hábito de fazer anotações em fichas para auxiliar a memória. 


Com o tempo, foram sendo acumuladas inúmeras fichas com desenhos, observações e deduções que permitiram à dona de casa aprimorar suas atividades. Não havia qualquer pretensão comercial. Havia, porém, o objetivo de suprimir as provas das roupas, coisa que os filhos tinham horror.

A competência na confecção das roupas traçou o destino. As amigas sempre pediam os moldes para repetir. A vontade de ajudar levou Carmem a encontrar uma maneira prática de indicar como fazer o traçado de um determinado molde de modo a atender os diversos pedidos e as diversas idades das crianças e também de adultos. 

As Escalas mantêm as proporções das medidas. 


“Qual a proporção existente entre algumas medidas" era um dos questionamentos feitos por ela e que resultaram em moldes bastante exatos. Pessoas próximas insistiam que ela passasse seus conhecimentos para outras senhoras que viviam a mesma necessidade de aprender a costurar. Com o auxílio do marido engenheiro, ela criou o sistema de Escalas, resultado de suas anotações sobre as medidas do corpo humano.

Para generalizar as indicações das medidas tomadas em volta do corpo, ele dividiu cada medida por 100, com a representação em escalas. Intitula-se, portanto, "Centesimal", porque as principais medidas para o traçado dos moldes foram divididas em 100 partes iguais. Nascia então o Método de Corte Centesimal. 


Até o final da década de 60, o livro e os demais componentes do Método de Corte Centesimal eram vendidos em antigos estojos de madeira, que hoje viraram peças de colecionadores. 

Antigo estojo do Método de Corte Centesimal

Ao longo dos anos, desde a sua criação, milhares de livros foram vendidos, o que comprova a eficácia do método e diz muito em relação à sua aceitação, ao seu sucesso: significa que quatro gerações de usuários tem prestigiado nossa técnica de modelagem de roupas. 


COMO FUNCIONA O MÉTODO DE CORTE CENTESIMAL

O Método de Corte Centesimal ensina a estruturar cada molde com medidas individuais. Esse Método se caracteriza por sua exatidão. Estas divisões estão contidas em pequenas réguas, que chamamos de "Escalas". Cada Escala tem 50 unidades (representando a quarta parte do corpo). As Escalas Centesimal vão de 30 até 140 cm. E, com um pequeno recurso, podem ser utilizadas as medidas até 280 cm.

O conjunto de Escalas do Método de Corte Centesimal é composto por 28 “réguas”, em cartão plastificado, com 56 Escalas, que vão do número 30 até 140, sempre em pares.

Com o Método de Corte Centesimal você vai construir cada molde com as suas medidas exatas. Quando você termina de fazer o desenho do molde, você tem o MOLDE IDEAL, ou seja, o molde certo na medida da pessoa. E depois você vai fazer as demais interpretações de outros modelos, a partir desse molde básico. 


Conjunto de Escalas do Método de Corte Centesimal. Razão de existência do Método. 

Exemplo:

O primeiro passo é a gente tirar todas as nossas medidas corretamente. É muito importante que as medidas sejam tomadas com precisão, pois delas dependerá a perfeição dos moldes. 

Nós temos as medidas de contorno (perímetro) e as de comprimentos.

A primeira peça básica do vestuário que a gente aprende a fazer no livro é a saia alfaiate. Ela é a base para tudo que vem depois. E é muito importante não tentar pular etapas.

Para fazer o molde da Saia Básica, nós vamos trabalhar com as seguintes medidas:

- Perímetro (Aqui a gente usa as Escalas)
Cintura (C)
Quadris (K)

- Comprimento: (Aqui a gente usa a fita métrica)
Da cintura ao quadril (CK)
Da Cintura à barra (CB)

As Escalas correspondem às medidas de cada um. 

Suponhamos que você tenha 100 cm de Cintura. E de Quadris, 114 cm. Você então irá usar a Escala de 100, para cintura, e a Escala 114 para os quadris.

Já outra pessoa, por exemplo, que tem 96 cm, de Cintura, e 102 cm de Quadris, como ela irá fazer? Ela irá usar a Escala 96, para Cintura, e 102 para quadris, na construção do molde da saia alfaiate.

Onde estiver dizendo: "marcar 10 unidades da sua Escala de Cintura". Você irá marcar 10 tracinhos, da sua escala correspondente. E por aí vai. Está tudo explicado no livro. O molde será construído no papel, dentro do retângulo-base. No final, vamos ter o mesmo modelo da Saia, só que cada uma respeitando as suas próprias medidas.



DIFERENCIAL DO MÉTODO DE CORTE CENTESIMAL

Como outros sistemas de corte, as medidas são tomadas tendo como unidade o centímetro. Entretanto, nas medidas horizontais é que se diferencia de todos os outros sistemas. E é justamente nesse ponto, que se pode comprovar a sua perfeita exatidão.

Tais medidas são marcadas com a "Escala" adequada, de modo a conservar proporções com o absoluto rigor. Quem o adota, traça o próprio molde que fica tão perfeito que até prescinde de provas. Com o uso das Escalas Centesimal fica tudo mais simples, pois são eliminados cálculos aritméticos e tabelas. As proporções são mantidas automaticamente.


PARA QUEM É INDICADO
Ele é muito indicado pra quem quer trabalhar com roupas sob medida, roupas de festa, roupas mais elaboradas e pra quem tem dificuldade de encontrar roupas que sejam adequadas ao seu biótipo.


O QUE ACOMPANHA O LIVRO DO MÉTODO DE CORTE CENTESIMAL:
O Método de Corte Centesimal está na sua 51ª edição, lançada em Julho de 2017. 
São 10 capítulos assim divididos: Instruções, Saias, Corpinhos, Golas, Mangas, Roupas Esporte, Roupas Masculinas, Blazer E Casacos, Conjuntos de Moldes E Recursos Técnicos. 

51ª Edição do Método de Corte Centesimal

Acompanha o Livro do Método de Corte Centesimal: Jogo de Escalas, Esquadro e Curva Francesa. 

- O Esquadro tem por finalidade traçar os ângulos retos e marcar as linhas perpendiculares. Para isso, dois lados tem que ser usados simultaneamente, um na vertical e outro na horizontal. É usado pra traçar os retângulos de base, onde você irá construir o molde. 

- A curva francesa dá apoio e proporciona harmonia nós traçados das curvas.

Nosso conjunto de esquadro e curva francesa é feita em HDF, com uma aplicação de laca branca.

Link para a Loja:
http://www.centesimal.com.br/metodo-de-corte-centesimal 
(É proibida a venda separada das Escalas. As Escalas são integrantes do Livro e não podem ser vendidas separadamente.)

1ª Opção: Material completo do Método de Corte Centesimal com o conjunto de Esquadro e Curva Francesa

ATENÇÃO: caso você já tenha um conjunto de esquadro e curva francesa feita de outro material, como de acrílico, por exemplo, nós temos a opção apenas do Livro com as Escalas, na nossa loja virtual. O importante é que você tenha um conjunto de esquadro e curva francesa para traçar os moldes, independente do material que seja feito.

Link para a Loja:
http://www.centesimal.com.br/produtos/metodo-de-corte-centesimal-livro-e-escalas 

2ª Opção: sem o conjunto de esquadro e curva francesa

O material vai dentro de uma sacola de TNT. Esse é o material dos Estojos de Madeira que, hoje em dia, são considerados uma relíquia. 

O livro vai dentro da sacola de TNT

Em Belo Horizonte, o Método de Corte Centesimal é utilizado na disciplina de Modelagem do Curso de Graduação em Design de Moda da Universidade FUMEC, a primeira Universidade a oferecer um curso superior em Moda na cidade. Ele também já foi usado no curso técnico em “Produção de Moda” do Instituto de Arte E Projeto (INAP), no Curso de Design de Moda na Faculdade Estácio BH, no curso de extensão em Modelagem da Escola Nedi e no antigo curso de extensão em Moda da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 



COMO ADQUIRIR OS PRODUTOS DO CORTE CENTESIMAL:
1- Você pode adquirir nossos produtos na nossa loja virtual do Corte Centesimal em www.lojacentesimal.com.br, que oferece diversas formas de pagamento, opção de comprar em até três vezes sem juros, com seu cartão de crédito, ou ainda através de cartão de débito ou boleto.

2 - Você pode adquirir também através do nosso atendimento personalizado, para pagamento por depósito bancário. Para isso, entre em contato com atendimento@cortecentesimal.com.br.

3- Você pode adquirir com as nossas instrutoras credenciadas, que trabalham com os produtos originais Corte Centesimal.(Obs: consulte a gente para saber quais instrutoras possuem nossos materiais para vender.)

4- Você pode adquirir pessoalmente com a nossa instrutora Cida, em Belo Horizonte (MG), no endereço:
Rua da Bahia 1.148 - Sala 517, Ed. Maletta. Telefone: (31)99206-6704 / 4112-0643

Obs: Nem todas as instrutoras possuem o material para vender. Confirme conosco, se a instrutora da sua cidade, tem o material disponível para venda. E não aceite cópias e nem xerox.

ATENÇÃO:
Antes de adquirir qualquer material, leia as nossas informações com calma.
Analise qual dos dois materiais será mais útil para você nesse momento.
Veja as fotos, conheça os depoimentos e histórias de pessoas que usam os nossos materiais. Que construíram suas vidas e seus negócios a partir do aprendizado das nossas técnicas.

Em caso de dúvidas, escreva para atendimento@cortecentesimal.com.br.


SIGA O CORTE CENTESIMAL
Para saber mais sobre nossos produtos, visite o nosso site e as nossas Redes Sociais.
SITE: www.cortecentesimal.com.br
LOJA VIRTUAL (E-Commerce):www.lojacentesimal.com.br
FACEBOOK: https://www.facebook.com/cortecentesimaloficial/
INSTAGRAM: @cortecentesimal
E-mail: atendimento@cortecentesimal.com.br
Blog Modelagem do Vestuário:
modelagemdovestuario.blogspot.com.br
YOUTUBE: Corte Centesimal
Telefone: (31) 3537-5292

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, não se esqueçam de deixar um e-mail de contato e de informar a sua CIDADE. Sem o e-mail, não temos como responder. Agradecemos a visita! :-)