quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Conheça a Tricanti

 

As sócias Rafaela Viana e Marina Valle.


Você já viu uma roupa linda na vitrine de uma loja, mas na hora de experimentar foi uma decepção total?

O tecido estava torto, o que mostra que provavelmente não foi cortado no fio reto, caimento horrível, pinça fora do lugar, cava apertada e por aí vai.

Qual é o problema dessa roupa?

Basicamente é o corte. A modelagem. Como diz a dona Dora, da segunda geração da família do Corte Centesimal "A modelagem é a alma de uma roupa”.

Independente do caminho que irá seguir, se você vai trabalhar como designer de moda, estilista, mesmo que não vá trabalhar diretamente como modelista, é essencial que entenda, sim, sobre o processo de modelagem.

Aliás, sobre todas as etapas da construção de uma roupa.

Até para que você possa saber orientar a sua equipe e dialogar com o seu estilista, com a sua modelista, para poder passar o que você deseja. Uma boa modelagem pode ser fator de diferenciação num mercado com tantas opções.

A Rafa Viana, da marca Tricanti de Belo Horizonte, está completamente ciente dessa importância. E quando resolveu trocar a modelagem de bolsas pela modelagem de roupas, foi em busca de aprendizado. De conhecimento.

“Outro dia mesmo, estava comentando com a Elisa, como o Centesimal me ajudou na produção. Como eu entendo, consigo interferir diretamente, mesmo que eu fique mais na gestão da marca e não na produção em si.”, disse Rafaela Vianna.

Ela e sua sócia compartilharam conosco um depoimento lindo sobre como nasceu a sua marca de roupa. Para nós é uma felicidade imensa fazer parte da sua história.

A Rafa aprendeu o nosso Método de Corte Centesimal durante as suas aulas com a Elisa Sayuri, no espaço Sayuri Criativo, em Belo Horizonte (MG). A Elisa é instrutora credenciada do Corte Centesimal e tem uma escola de corte e costura na cidade. 

Rafaela e Marina são exemplos de que é possível sonhar, mas com os pés no chão. E com muito trabalho, dedicação e consciência dos seus papéis nesse mundo, temos certeza que a Tricanti vai longe. Parabéns, meninas!

Confira aqui o nosso bate-papo com a Marina Mendes Valle e Rafaela Viana, da Tricanti.



1) Como nasceu a Tricanti?  

Foto da Rafa durante as aulas de modelagem 


A Tricanti nasceu no final de 2019. Duas sócias, Rafa, advogada e designer de moda, e, eu, Marina, administradora, especialista em marketing, nos unimos com o propósito de criar uma marca cuja missão é trabalhar para um mundo melhor, valorizando e respeitando o trabalho humano e brasileiro. Desejamos fortalecer o consumo inteligente, oferecendo peças autênticas e de longevidade, e encantar nossos clientes com a “experiência Tricanti”.

Queremos fazer diferente. Queremos ser slow fashion, com evolução em pequenos passos para uma produção cada vez mais sustentável. Queremos inspirar e ser inspiradas e, com isso, fazer clientes-amigos ao longo do caminho, que também acreditam em uma marca que tem como valores a transparência; solidariedade. Desejamos, o respeito, o amor e o bom humor!

Claro que, hoje em dia, é difícil sermos 100% sustentáveis. Nenhuma marca é, apesar de muitas se autod
eclararem sustentáveis. Já pesquisamos bastante isso. O que procuramos é ser transparentes; termos uma cadeia produtiva onde se paga de forma justa a todas as pessoas envolvidas no processo e tentamos, sempre que possível, priorizar tecidos naturais e brasileiros. 

É um longo processo, mas acreditamos que, fazendo assim, vamos aos pouquinhos mudando principalmente a cabeça de quem consome... diminuindo o lixo no mundo, com o fortalecimento do consumo inteligente etc.

E o Corte Centesimal tem toda a “culpa” desse nosso amor pelas roupas e modelagem. Haha

Não só é o método que nossa modelista usa, mas, também, foi o que fez a Rafa se apaixonar, depois que conheceu e começou o curso da Elisa!



2) Como foi a escolha do nome? 

Registro feito pela Elisa Sayuri, professora de corte e costura da Rafaela. 

Tricanti é uma palavra inventada de um dia em que estávamos conversando sobre quais seriam os propósitos da nossa marca, de acordo com o que acreditamos.

Significa "3 cantos" - TRI CANTI (mas, como disse, foi inventada - e até registramos no INPI). Seriam nossos 3 cantos mesmo, o que mais acreditamos e os nossos maiores valores: fortalecer o consumo inteligente; fortalecer a produção local e encantar nossos clientes através da experiência tricanti, que acreditamos ser muito mais do que a simples compra e venda de produtos.



3) Como foi o desenvolvimento da modelagem para a marca?


Molde feito pela Rafaela durante as aulas. 

Esse foi o MAIOR desafio. Ainda é na verdade. Ontem mesmo estávamos padronizando esses tamanhos. Como nossa proposta é ser uma marca mais inclusiva mesmo, fazemos números maiores sob medida (já temos até clientes fixas). E nossos tamanhos "padrões" começam no PP - 38; P 40; M 42 e G 46. A partir do 46, sob medida. 

Temos uma garantia eterna. Chamamos de "Minha Tricanti Eterna", então se acontecer algum defeito na peça, consertamos a qualquer tempo.

Isso vai de encontro com o que acreditamos, com o consumo inteligente, com a longevidade das roupas (fazemos peças mais atemporais mesmo) etc. 



4) Como é feito o trabalho de modelagem e de costura?

Nossa equipe de modelista e costureira é terceirizada. A gente desenha as peças, escolhe os tecidos (damos preferência para fibras naturais: linho, viscose, mas, infelizmente, não conseguimos ainda fazer tudo usando apenas tecidos de fibras naturais).

Depois, passamos a ficha 
técnica para nossa modelista, que desenvolve o modelo pelo Método de Corte Centesimal. 

Ajudamos também a modificá-lo depois da peça piloto pronta. Fazemos um brainstorming sobre como podemos melhorar a modelagem. Às vezes usamos a moulage também.

Temos duas costureiras que trabalham com a nossa modelista, que cortam e costuram tudo. Outro dia mesmo estava comentando com a Elisa, como o Centesimal me ajudou na produção.


Rafaela com a sua professora Elisa Sayuri. 


5) Para você Rafaela, qual foi a importância de se aprender a modelagem de roupas?

Eu entrei no curso do Centesimal com a Elisa Sayuri, da escola Sayuri Criativo para entender os processos. 

Não que eu faça os moldes hoje em dia, porque a gente tem toda a marca para gerenciar, é a parte financeira, é o marketing, o relacionamento..., mas, entender o processo foi muito importante. Como disse anteriormente, hoje eu consigo chegar na prova da peça piloto e saber o quê que precisa modificar na modelagem, no molde, para que fique perfeito. Então, eu sou muito grata ao Centesimal, ao curso da Elisa Sayuri, acho que fez toda a diferença para mim. 

Eu acho que entender os processos é essencial. Antes, eu tinha uma marca de bolsas. Só que, depois que eu comecei a fazer a faculdade de moda e o curso de corte e costura da Elisa, eu cheguei a conclusão de que era preciso entender os processos e que eu não me interessava muito por modelagem de bolsas. Eu me interessava mesmo era por modelagem de roupas.

E as aulas de corte e costura com a
 Elisa Sayuri são maravilhosas. São quase dois anos de curso, com muito aprendizado e relaxamento também. 


6) Como é feito o descarte de resíduos decorrentes da modelagem e da costura?



Como empresa, nós temos uma preocupação enorme com esses resíduos. Até por conta dos nossos valores, pois acreditamos que precisamos fazer a nossa parte por um mundo melhor, pelo nosso planeta, para as pessoas consumirem de forma mais consciente.

Inclusive, nós agora temos o selo “EuReciclo”, que é uma logística inversa de reciclagem. A “EuReciclo” (@seloeureciclo) garante que marcas participantes, grandes ou pequenas, como nós, destinem recursos para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem, contribuindo para o aumento das taxas de reciclagem no Brasil e formalização e valorização dos agentes trabalhadores dessa cadeia, por recursos destinados, via “EuReciclo”, aos operadores de coleta e triagem.

Sobre o descarte de restos de tecidos que sobram, nós doamos para um asilo de Lagoa Santa (MG) que faz trabalhos artesanais com esses retalhos. 



7) Que conselhos vocês dariam para quem está começando?

Marina e Rafaela usando um macacão da coleção da Tricanti, criado pela Elisa Sayuri. 


Criar algo que tenha a ver com a essência da pessoa, com os valores que ela acredita. Conhecer o processo também é fundamental para entender melhor a produção e saber organizar todo o processo de criação, do Croqui/ideia até a venda.

Ter disciplina e muito foco! E, claro, acreditar no sonho, que acho que é o primeiro passo pra qualquer coisa dar certo na nossa vida!


8) E quem quiser conhecer a loja?

A Loja física fica no Vila da Serra, Alameda Oscar Niemeyer, 474. Dentro do Villa Trends. Em Belo Horizonte, MG. 

Anote aí o site e também o Instagram da Tricanti:
Site: www.tricanti.com
Instagram: @tricanti_

Loja da Tricanti, em Belo Horizonte. 

Algumas criações da TRICANTI.

Calça reta, estilo alfaiataria, Tricanti. 



Blazer Heléne- Tricanti. 


Colete estilo alfaiataria da Tricanti. 



ATENÇÃO: Para ver todas as fotos desse nosso bate-papo, acesse a nossa página do Corte Centesimal no Facebook. 
--------------------------------------------------------------------------------------------------

TRABALHA COM OS NOSSOS MATERIAIS?
Se você também trabalha com o “Método de Corte Centesimal” ou com o “Sistema Moldecópia”, para fazer as modelagens das suas peças, marque a gente nas suas fotos, e use a hashtag #cortecentesimal, nas redes sociais.

Queremos conhecer a sua história e divulgar o seu trabalho.
Ou envie as suas fotos e o texto para o nosso e-mail: carolina@cortecentesimal.com.br.

Um comentário:

Pessoal, não se esqueçam de deixar um e-mail de contato e de informar a sua CIDADE. Sem o e-mail, não temos como responder. Agradecemos a visita! :-)