quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Sobre tabelas de medidas

 

Material do Método de Corte Centesimal e do Sistema Moldecópia 


Sei que nós já falamos sobre esse assunto em outros posts, mas é sempre bom relembrar algumas informações que fazem parte do nosso aprendizado.

Quem tem o livro do Método de Corte Centesimal ou do Sistema Moldecópia já percebeu que nós temos uma tabela de medidas que pode ser usada para a confecção industrial. 

Queremos deixar muito claro que essa tabela é apenas uma sugestão nossa, criada de acordo com o estudo de proporções da dona Carmen, a criadora do Método de Corte Centesimal.

O ser humano pode ter muitas variações de corpos, combinados entre si, levando em consideração a idade, o peso, estrutura óssea, raça, cultura e até a forma de se alimentar. 

Por isso, é praticamente impossível uma tabela de medidas que sirva a todos. 

E de fato esse é um grande desafio da indústria do vestuário, que busca uma tabela que tenha um padrão de proporções confiáveis e que sirva às confecções como orientação na criação dos diversos tamanhos de roupas. 

A tabela que adotamos em nossos livros é apenas uma sugestão e ela pode ser adaptada em função do público que se pretende atingir. 

Por exemplo, mulheres com mais de 50 anos, em função da menopausa, podem ter alterações nas medidas de contorno (perímetros), principalmente da cintura. Uma confecção destinada a este público vai se preocupar em fazer roupas com as devidas adaptações. 

TABELA INFANTIL

No caso da tabela infantil, há crianças de todos os tamanhos, com diferentes características de corpos: altas, baixas, gordas, magras, miúdas, grandes... então preferimos estabelecer a nossa tabela em proporções. 

É por isso que na tabela infantil não tem mais a indicação de idade e sim proporções. Teoricamente ela vai de 3 meses até 12 anos. 

Na família temos o exemplo de uma bisneta da dona Dora que tem 7 anos, mas veste roupa assinaladas como sendo de 12 anos. Já a outra bisneta que acaba de fazer 9 anos, veste roupas com indicação mesmo para crianças de 9 anos. Quem aqui não tem exemplos assim na família?

DIFERENCIAL DO MÉTODO DE CORTE CENTESIMAL

E aí que está o grande diferencial do Método de Corte Centesimal. Por ele trabalhar com um sistema de escalas, não é o corpo que tem que se adaptar ao método de modelagem. E sim, o nosso método que se adapta a cada tipo de corpo. 

Com o uso das Escalas fica tudo mais simples, pois são abolidos os cálculos matemáticos e a necessidade de se consultar tabelas já estabelecidas. Você vai criar o molde de acordo com as suas medidas. Respeitando o seu corpo e as suas características. Você ganha liberdade de criação.


SIGA O CORTE CENTESIMAL

Para saber mais sobre nossos produtos, visite o nosso site e as nossas mídias sociais.
SITE: www.cortecentesimal.com.br
LOJA VIRTUAL (E-Commerce):www.lojacentesimal.com.br
FACEBOOK: https://www.facebook.com/cortecentesimaloficial/
INSTAGRAM: @cortecentesimal
Blog Modelagem do Vestuário:
modelagemdovestuario.blogspot.com.br
YOUTUBE: Corte Centesimal
Telefone: (31) 3537-5292
WhatsApp: (31) 97149-5676 (Horário comercial - 9h às 12h e das 14h às 18h - Segunda à Sexta)
E-mail: atendimento@cortecentesimal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, não se esqueçam de deixar um e-mail de contato e de informar a sua CIDADE. Sem o e-mail, não temos como responder. Agradecemos a visita! :-)