terça-feira, 23 de abril de 2019

FASHION REVOLUTION BRASIL 2019




Amigos, essa semana começa o Fashion Revolution Brasil em várias cidades do Brasil.

A Marília Tavares, nossa querida amiga e instrutora credenciada, irá ministrar três oficinas em Uberlândia.

São elas: "A Engenharia do Vestuário", "Faça Você Mesmo: Saia Godê", e "Roupinhas para Bonecas", (programação especial para Crianças).

A Marília Tavares é designer de Moda pela Universidade FUMEC com especialização em Modelagem do Vestuário. Professora de Modelagem,Corte e Costura na Escola Livre de Modelagem, Senac/SP e instrutora credenciada do Corte Centesimal. Modativista no Instituto Ipê Cultural e educadora voluntária no projeto Tear de Saberes.

Então, quem estiver na cidade, pode participar da Oficina com a Marília e saber mais um pouco de como se constrói uma roupa e o quanto é importante o ofício de modelistas e costureiras. 




O que é o Fashion Revolution?

Para quem não sabe o Fashion Revolution é um movimento global de conscientização a favor de uma moda mais ética, transparente e responsável.

O movimento nos convida a questionar e a repensar a forma como consumimos a moda, desde a fase da produção, de quem faz parte da cadeia produtiva, até o descarte e seus impactos no meio ambiente.

O Fashion Revolution foi criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável que se uniram depois do desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, no dia 24 de abril de 2013 que deixou 1.133 mortos e 2.500 feridos.

"O objetivo é aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo, mostrando ao mundo que a mudança é possível através da celebração dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável e criar conexões exigindo transparência." 

Fonte: Site Fashion Revolution Brasil 

O evento questiona também o uso de trabalho infantil e condições precárias de trabalho na indústria da moda, em todo o mundo. 

O Fashion Revolution acontece o ano todo. Mas, em Abril temos uma semana inteira dedicada ao evento para relembrar o desastre em Bangladesh com os trabalhadores da indústria da moda. 


Durante esta semana, marcas e produtores são incentivados a responder com a hashtag #eufizsuasroupas e a demonstrar transparência em sua cadeia produtiva. 

Em todo o Brasil e no mundo teremos palestras, oficinas gratuitas, debates, com uma programação riquíssima. Verifique na página do Facebook do Fashion Revolution Brasil a programação pra sua cidade. 




E você também pode participar postando a sua foto usando a hashtag #quemfezminhasroupas, como uma forma de pressionar as marcas a adotarem uma postura responsável na cadeia produtiva da moda. 


Será uma grande oportunidade para gente falar, discutir, trocar ideias e opiniões sobre uma nova forma de fazer moda. Moda com consciência.

Se por um lado, a indústria da moda é uma das que mais geram empregos de uma ponta a outra, ela é também uma das mais poluentes do mundo e não é raro encontrarmos notícias sobre exploração de mão de obra barata em oficinas de costura, por todo Brasil. 

Segundo informações da Associação Brasileira da Indústria Têxtil(Abit)*, quase 85% do vestuário consumido no país é produzido por fábricas instaladas aqui mesmo.

Com faturamento de US$ 55,4 bilhões em 2014, o Brasil é o quarto maior produtor de roupas do mundo, gerando 1,6 milhão de empregos — 75% da mão de obra é composta de mulheres.

Ainda segundo o site da Abit, a indústria da moda é o segundo maior gerador do primeiro emprego. A moda brasileira está entre as cinco maiores Semanas de Moda do mundo; e temos mais de 100 escolas e faculdades de moda.

Portanto, falar sobre Moda é urgente e necessário. Para que possamos ter uma indústria cada vez mais consciente do seu papel, criativa e justa para todos.

Repensar a forma como consumimos, apoiar marcas socialmente responsáveis, promover o consumo de produtos e marcas locais, valorizar o ofício de modelistas e costureiras, tudo isso também faz parte desse momento que estamos vivendo.

Se você é costureira, modelista, professora de corte e costura, estudante de moda, trabalha na área, ou tem vontade de ter a sua própria confecção e não sabe por onde começar, ou é apenas uma pessoa interessada numa nova maneira de consumir a moda, de forma mais justa e consciente, não deixe de participar do evento. Ele é pra você!

Conheça o "Fashion Revolution". Saiba como é possível você participar desse movimento!

Site:
http://fashionrevolution.org/country/brazil/



*Fonte: Dados do site da Abit de 2017. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, não se esqueçam de deixar um e-mail de contato e de informar a sua CIDADE. Sem o e-mail, não temos como responder. Agradecemos a visita! :-)