quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Perfil da semana: Irene Ismélia

Irene em seu atelier, assistindo ao curso online de Introdução ao Método de Corte Centesimal. 


Todos nós temos uma história para contar.  E é fascinante e enriquecedor poder conhecer pessoas de todos os cantos desse Brasil e do mundo. É uma verdadeira troca de aprendizado.

Hoje, vamos conhecer um pouco da Irene Ismélia, que também é aluna do curso online de Introduçãoao Método de Corte Centesimal, que está sendo realizado pela Lara Rogedo, com a nossa parceria.

A Irene é natural do estado do Rio de Janeiro, mas atualmente mora em Belém, no Pará.  Ela começou a costurar muito cedo também. Por enquanto, a costura é mais um hobby pra ela.

A Irene já tinha uma boa noção de corte e costura, antes de fazer o curso online, e acabou se especializando mais em consertos de roupas. Mas, mesmo sendo um “hobby”, a Irene fez disso um pequeno negócio. Ela atende amigos e vizinhos.  Contudo, ela sentia que precisava saber mais sobre o processo de modelagem, de como as peças eram feitas, até para ajudá-la nos consertos mais complicados. 

Detalhista e muito curiosa, depois de conhecer outros métodos de modelagem de roupas, a Irene acabou chegando até nós através do perfil da Mary Ribeiro no Instagram (@ateliermaryribeiro).

A Mary Ribeiro, para quem não conhece, é de Brasília e é uma grande modelista. Ela possui um atelier e trabalha com o Método de Corte Centesimal desde os 14 anos de idade para dar vida as suas criações. 

“Depois de me apaixonar pelas peças criadas pela Mary, fiquei curiosa pra conhecer o Método de Corte Centesimal”, disse Irene.

Assim, a Irene não só adquiriu o nosso material como também se matriculou no curso online de “Introdução ao Método de Corte Centesimal”, logo que ele foi lançado.

O investimento no curso online valeu, e muito! O curso nos mostra a prática da modelagem de forma bem clara. E com a Lara Rogedo ensinando o entendimento ficou mais fácil ainda. Sem contar que qualquer dúvida que a gente tenha, é respondida muito rápido.”,  conclui Irene.

Irena em seu atelier. Foto de arquivo pessoal

Confiram abaixo a nossa entrevista completa com a Irene e vejam também algumas fotos que ela nos enviou do seu ateliê.  O álbum completo com as fotos estão disponíveis na nossa página do Corte Centesimal no Facebook. 

Quem sabe, futuramente, a Irene também não venha se tornar nossa instrutora credenciada na sua cidade, hein? Estamos torcendo para isso!

Contato da Irene Ismélia Ramos
Instagram: @irene_ismelia
E-mail: ireneismelia@hotmail.com


 
Atelier da Irene


1-Qual é a sua primeira lembrança relacionada ao universo do corte e da costura? 

Eu me chamo Irene Ismelia, sou professora formada em Ciências  Políticas, tenho 35 anos e moro em Belém, no Pará, há quatro anos.

Assim que saí da faculdade descobri que o magistério não era o que gostava de fazer. Então, entrei pra um curso de capacitação de mão-de- obra em uma fábrica, que havia acabado de se instalar na minha cidade em Rio das Flores (RJ). Aprendi a operar a galoneira e a overloque e fiquei nesse emprego por dois anos.

Minha família decidiu se mudar pra uma cidade maior, Volta Redonda, também no estado do Rio de Janeiro, pra tentar novas oportunidades de trabalho. Foi quando entrei numa confecção que fazia facção pra uma marca de roupas carioca.

Eles precisavam muito de costureiras que trabalhassem na reta industrial, como não tinham muitas à disposição acabei ficando com a vaga e aprendi a operar a reta também.

Fiquei nessa confecção por três anos, período em que comprei minha reta industrial. Depois que saí, comprei uma overloque e comecei a fazer pequenos ajustes de roupas em casa.

Quando me casei, acabei mudando para Corumbá, no Mato Grosso do Sul, e comecei a fazer corte e costura. Com o nascimento da minha filha, acabamos nos mudando novamente. Dessa vez para Belém, no Pará.  E aqui, decidi dar um tempo dos consertos e aprender a fazer meus próprios moldes de roupa.

Minha mãe é professora e sempre fazia roupas para trabalhar. Geralmente eram tubinhos e saias que ficavam perfeitos no corpo dela. Tínhamos uma vizinha que costurava muito bem, então já podem imaginar a quantidade de peças que ela tinha.

Minha mãe fazia uns consertos à mão também, como ajustar uma barra ou lateral de algumas das nossas roupas.

Eu faço algumas roupas e ajustes para vizinhos e amigos, mas por enquanto é mais por hobby mesmo. Não me profissionalizei ainda.

Atelier da Irene.


2)  Quando você teve o seu primeiro contato com o Corte Centesimal? 
Eu criei meu perfil no Instagram pra postar algumas costuras que fazia e comecei a seguir vários perfis que falavam sobre esse universo do corte e costura. Um desses perfis era o do Mary Ribeiro, que conta toda sua história de sucesso com o Corte Centesimal.

Depois de me apaixonar pelas peças criadas pela Mary, fiquei curiosa pra conhecer o Método de Corte Centesimal. Confesso que, de início, fiquei meio desanimada pensando que o Método  de Corte Centesimal fosse esse tipo de material que tem um preço surreal.

Foi uma surpresa muito boa saber que o material tinha um ótimo preço e que muitos profissionais elogiavam o Método.

 
Material do Método de Corte Centesimal. 
3) Como você vê o trabalho da modelagem para a confecção das suas roupas? 
Uma boa modelagem é essencial para o bom caimento da roupa. E tudo começa com um molde básico bem feito.

Eu já tinha testado alguns métodos de modelagem, mas nunca conseguia fazer uma peça que ficasse bonita no corpo, mesmo depois de todos os ajustes necessários. Sempre parecia que estava faltando alguma coisa.

Com o “Método de Corte Centesimal”, além de não precisar ficar fazendo várias contas, o molde básico sempre fica certinho. Fica bonito no corpo e precisa de poucos ajustes.

Eu faço ajustes de roupas em casa, então conhecer sobre a modelagem, sobre como as peças são feitas me ajuda a encarar alguns consertos mais complicados.

 
Short feito pela Irene, depois que ela começou o curso online.

4) Como foi fazer o curso online de Introdução ao Método de Corte Centesimal, com a nossa instrutora Lara Rogedo? 

O curso foi muito bom mesmo. Eu sempre assistia aos vídeos da Lara Rogedo no youtube. Ela explica super bem.

Quando soube que ela seria a instrutora do primeiro curso online, a ser realizado pelo Corte, deu mais vontade ainda de me inscrever. Eu moro em Belém (PA) e aqui não temos instrutoras credenciadas. Então,  assim que soube do curso, me inscrevi.

Fiz o curso com bastante calma, vi várias vezes cada etapa, tive algumas dúvidas que foram respondidas prontamente pela Lara.

O curso online de “Introdução ao Método de Corte Centesimal” é muito prático e já recomendei pra várias pessoas.



5)  Como foi o entendimento do uso das Escalas do Método de Corte Centesimal?
Achei muito fácil utilizar as escalas. O que me confundia antes de fazer o curso online era tirar as medidas corretamente e aprender a deixar a folga dependendo da modelagem.

Por exemplo: eu fiz um vestido para minha vizinha, mas esqueci de acrescentar os 6 cm de folga na medida de busto. Então na hora de fazer a prova ficou apertado. Eu só descobri  o porquê do defeito nas primeiras aulas do curso online.  rsrs 




6) Você tinha alguma dificuldade em especial, antes de fazer o curso, e que você tenha solucionado? 

Eu tentei aprender outros métodos de modelagem e as blusas eu conseguia fazer, apesar delas não ficarem com o caimento que eu desejava.

Mas as calças eram um grande problema. Eu fazia a modelagem cortava, costura e na hora de provar ficava apertada na coxa, ou o gancho machucando.

Quando fiz a primeira calça depois do curso online com o “Método de Corte Centesimal”,  eu sentei e chorei muito de alegria, porque ficou perfeita no meu corpo. Rs

 
Calça feita pela Irene. 

7) E qual peça você já fez que te deu mais orgulho? 
A peça que mais tive orgulho de fazer foi uma calça de linho estampada.  Já fazia um tempo que eu queria uma calça de linho e decidi fazer uma quando vi o tecido na porta de uma loja. 

Assisti ao vídeo da aula do módulo de “Calças”, do curso online de Introdução ao Método de Corte Centesimal,  pelo menos umas três vezes, pra não cometer nenhum erro.

Quando  terminei, convoquei o pessoal aqui de casa pra estrear minha calça passeando em um shopping aqui de Belém. rsrsrs


Calça que a Irene fez para ela, já usando o Método de Corte Centesimal. 

8) Quais profissionais da moda você admira? 
Eu não acompanho muito os grandes estilistas, mas adoro a história de Coco Chanel.
Ela tinha tudo pra ter um futuro desastroso, mas conseguiu revolucionar a moda do século XX associando elegância e conforto às suas criações.


9) Quais recomendações você faria para quem está querendo aprender o corte e a costura? 
A principal recomendação é encontrar um método de modelagem que a pessoa consiga executar. Eu indico o “Método de Corte Centesimal” de olhos fechados.

Depois é aprender a interpretar e modificar o molde básico o que requer muita prática e perseverança. É preciso construir e desconstruir muitos moldes até conseguir fazer uma roupa com bom caimento.

E recomendo também o curso online da Lara Rogedo. O investimento valeu, e muito! O curso nos mostra a prática da modelagem de forma bem clara. E com a Lara Rogedo ensinando o entendimento ficou mais fácil ainda. Sem contar que qualquer dúvida que a gente tenha, é respondida muito rápido.




CURSO ON LINE DE INTRODUÇÃO AO MÉTODO DE CORTE CENTESIMAL
Estão abertas as matrículas para o primeiro curso ONLINE oficial de Introduçãoao Método Corte Centesimal, em parceria com a nossa instrutora credenciada @lararogedo.

Quem mora em uma cidade onde não tem uma instrutora ou precisa de flexibilidade de horário para poder estudar, acesse http://bit.ly/cursomcc.

Durante dois anos você terá acesso ao curso, quando e onde você quiser, desde que tenha uma conexão de internet.

Você poderá fazer o curso no seu ritmo e no seu tempo. Nesse período é possível ver e rever as aulas do curso além de enviar as dúvidas.

Mais informações: 
WhatsApp 31 99490 5264 ou e-mail contato@algodaocru.com.br.
Facebook: Algodão Cru - Lara Rogedo

Um comentário:

Pessoal, não se esqueçam de deixar um e-mail de contato e de informar a sua CIDADE. Sem o e-mail, não temos como responder. Agradecemos a visita! :-)