segunda-feira, 3 de maio de 2010

Conhecendo as professoras

Semana passada, visitamos a escolinha de Corte e Costura de uma instrutora do Moldecópia, muito querida, daqui de Belo Horizonte. O nome dela é Guadalupe e há 4 anos ela ensina o Moldecópia, junto com outra professora, a Silvana. As duas são modelistas de mão cheia. Adoram ensinar e juntas, montaram uma escolinha no bairro Carlos Prates, em Belo Horizonte.

Para registrar a visita, tiramos algumas fotos para vocês conhecerem melhor o trabalho delas, que é feito com muito carinho e dedicação. Elas são super caprichosas e cuidam de tudo nos mínimos detalhes.


Essa é a professora Guadalupe.

Para que as alunas assimilem bem o aprendizado, a Guadalupe e a Silvana usam o flanelógrafo em suas aulas. Para quem não sabe, ele nada mais é, do que um quadro de compensado, duratex ou papelão, de cerca de 60 cm x 80 cm, recoberto por uma flanela ou feltro. O flanelógrafo é um grande auxiliar no ensino e ocupa em importância o mesmo lugar que o quadro-negro. Nele, podem ser presos moldes ou ilustrações que, por sua vez, devem ser preparados com flanela no verso, para dar aderência.

São inúmeras as vantagens do flanelógrafo durante as aulas:
  • Facilita a preparação das aulas em etapas;
  • É simples e atraente;
  • É dinâmico e versátil, proporcionando movimento às aulas;
  • Desperta o interesse das alunas;
  • Melhora a compreensão das alunas;
  • Facilita ilustrações no momento.
O Corte Centesimal tem adotado esses recursos para o ensino de seus métodos. O flanelógrafo se torna fundamental no destaque das etapas de uma modelagem. Na interpretação de modelos, feitos em miniatura, sua demonstração é de tal clareza que desafia até mesmo as alunas que apresentam maiores dificuldades. Para preparar as aulas a serem apresentadas através do flanelógrafo, são utilizados os Moldes-miniatura 22 (escala 22, que corresponde a P-54 cm), do Corte Centesimal.

Logo abaixo, seguem alguns modelos de saias, que são ensinadas e fazem parte do Livro do Moldecópia. Esses modelos são apresentados pela Guadalupe e pela Silvana, durante o curso.

1 - Saia franzida

2 - Saia com drapeado horizontal

3 - Saia godê-lateral

4-Sala de costura

Quem quiser, pode entrar em contato com elas, através do telefone: 3498-2438, ou pelo e-mail: guadalupe.rj@hotmail.com.

Um comentário:

  1. Parabéns, que coisa mais linda e que capricho!!!!
    Em 1993 fiz o corte costura. Hoje faço algumas peças para a família e amigas. Agora quero transformar esse hobby em profissão. Desejo muito ser modelista e fazer os cursos do corte centesimal.
    Pena que aqui em Florianópolis ainda não tenha o curso. Mas, vamos torcer para que venha o mais rápido possível.
    Um abraço
    Rosimeri
    Florianópolis - SC

    ResponderExcluir

Pessoal, não se esqueçam de deixar um e-mail de contato e de informar a sua CIDADE. Sem o e-mail, não temos como responder. Agradecemos a visita! :-)