terça-feira, 16 de outubro de 2018

Conheça a história da Érica Rosa!

Érica em seu atelier na sua casa na Alemanha. 


Ela é enfermeira por formação. Mas poderíamos também dizer que é uma costureira de mão cheia por vocação, alma e coração!

A Érica entrou nas nossas vidas no início do ano, quando ela nos encontrou e adquiriu alguns materiais do Corte Centesimal. Aliás, alguns materiais não. Quase a nossa loja virtual inteira.

Dois meses depois, lá estava ela se matriculando no nosso primeiro curso online de “Introdução ao Método de Corte Centesimal”, que está sendo realizado em parceria com a nossa instrutora credenciada Lara Rogedo.

“Eu vivo na Alemanha e fiz o curso online do Método de Corte Centesimal com a professora Lara Rogedo e só posso dizer que é maravilhoso! Já fiz vários cursos de modelagem do vestuário, inclusive aqui na Europa e o Método de Corte Centesimal é o mais simples e com mais exatidão. Eu só posso dizer que vale cada centavo investido! Obrigada, por disponibilizar o curso online e alcançar pessoas como eu que vive longe de um curso presencial”, disse Érica.

A Érica é brasileira da cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, mas há uns bons anos ela mora na Alemanha, onde trabalha como enfermeira em um hospital. E nas horas vagas, sabe o que a Érica gosta de fazer? Errou, quem disse que ela gosta de descansar. Costurar! Inventar moda!

Desde que ficamos conhecendo “virtualmente” a Érica, ela tem estado tão presente em nossas vidas, que a impressão que temos é que já a conhecemos há décadas. Em suas postagens, podemos ver um pouco dessa paixão que ela demonstra pelo mundo do corte e da costura.

Por enquanto, a modelagem faz parte de um hobby da Érica. Agora só falta ela se tornar uma instrutora credenciada do Corte Centesimal na Alemanha. Fazer parte da nossa família Centesimal, ela já faz!

A Érica tem tanta história bacana para contar, que acabamos fazendo uma entrevista com ela. Confiram também algumas fotos que ela compartilhou conosco. E se inspire!

E quem quiser depois conhecer mais as criações da Érica, anote aí:

Instagram: @ericaskreation
Facebook: https://www.facebook.com/ericaskreation



ENTREVISTA COM ÉRICA ROSA

1-Qual é a sua primeira lembrança relacionada ao universo do corte e da costura?

Quando eu era criança, minha mãe costurava minhas roupas e eu fazia as roupas para as minhas bonecas. Mas o que me mais me marcou, foi ter desmanchado a calça jeans do meu irmão e ter feito uma mochila pra mim. Eu tinha uns 10 anos de idade.

Quando meu filho nasceu, costurei todo o enxoval dele e bordei. Eu tive um atelier em Dourados, e fiz o uniforme, blazer, saia de calça de todas as agências de um Banco da cidade. Eu tinha umas quatro costureiras, mas eu que fazia a modelagem e a peça piloto. E sempre trabalhei meio período como enfermeira. Desde que vim morar aqui, não costurei mais.

Contudo, há dois anos ganhei uma máquina de uma paciente, quando comentei com ela que queria fazer o vestido para a formatura do meu filho, mas que não tinha uma máquina. Depois, meu marido me deu uma overlock e aí, não parei mais.


2- Quando você teve o seu primeiro contato com o Corte Centesimal?

Ouvi falar do Corte Centesimal através da Mary Ribeiro e entrei em contato com ela para saber mais detalhes desse “Método Celestial”, como eu dizia para a Mary, por ver o entusiasmo e a segurança dela em falar sobre o Método preciso.

Aí procurei na Internet. Liguei no escritório do Corte Centesimal e falei com a Lúcia. Disse a ela que meu ex-marido iria fazer a compra pra mim e ela enviaria para ele no Mato Grosso do Sul. E então, ele enviaria para mim aqui na Alemanha.

Foram quase dois meses de ansiedade, esperando o correio, mas valeu a pena! Depois de dois meses que recebi os materiais - pois comprei o Método de Corte Centesimal, o Livro das Malhas, o Sistema Moldecópia, e alguns exemplares do Informe da Moda - fiquei sabendo que teria um curso online do Método de Corte Centesimal.


Livros da Érica


3- Como você vê o trabalho da modelagem para a confecção das suas roupas?

Eu costuro só pra mim e a modelagem é fundamental no caimento e na perfeição da peça do vestuário. Eu aprendi o método Ioli no Brasil, há mais de 25 anos , mas infelizmente não posso fazer comparações, pois não tenho aqui comigo os livros e materiais.

No entanto, sou muito curiosa e assim, comprei livros de modelagens e técnicas diferentes em várias línguas e fui fazendo cursos para encontrar a “modelagem perfeita”.

Infelizmente, chegar na modelagem perfeita sob medida, não é uma tarefa fácil, mas confesso que estou totalmente encantada com o Corte Centesimal. Até agora, foi o melhor método e mais preciso, que já conheci. No meu caso, não preciso fazer nenhuma correção no corpinho básico.

Mas o segredo, está na retirada das medidas corretamente. Encomendei em Roma, na Itália, um manequim com as minhas medidas, pois tenho problemas na hora da prova, por não ter ninguém que possa me ajudar com os ajustes no corpo.

Com o Método de Corte Centesimal, faço a modelagem, segundo as medidas da minha boneca e não preciso fazer ajustes ou correções…quando visto a peça, fica perfeita! 

Atelier da Érica e vestido feito por ela. 

4- Como foi fazer o curso online de Introdução ao Método de Corte Centesimal, com a nossa instrutora Lara Rogedo?

Quando fiquei sabendo do curso online de Introdução ao Método de Corte Centesimal, que seria realizado em parceria com a Lara Rogedo, acho que fui a primeira a primeira a fazer a matrícula, pela vantagem de estar morando na Alemanha e o fuso horário me favoreceu. Eu estava muito ansiosa para finalmente testar os moldes e ver se realmente esse método era mesmo preciso, como todos dizem.

O curso online foi, e é, muito importante para as pessoas que moram longe, ou em outros países como eu. E também para pessoas que não tem paciência, com aulas presenciais.

Depois que comecei com o “Ericaskreation” no Instagram, recebo muitas perguntas, se o curso online vale a pena, e digo sempre que, no meu caso, sem o curso online, eu não iria conseguir usar o Método de Corte Centesimal, porque ele necessita ser entendido, senão, não tem modelagem.

Em relação a Lara, acho que para esse curso online, não teria pessoa mais adequada do que ela. A Lara tem muita experiência em vídeos-aula e fez o seu papel com maestria! 

Enquanto assiste as aulas do curso online, Érica já vai fazendo as modelagens. 


5- Você tinha alguma dificuldade em especial, antes de fazer o curso, e que você tenha solucionado?

Antes de fazer o curso online, eu não tinha entendido o Método de Corte Centesimal. Li várias vezes, mas ainda tinha muitas dúvidas.

Talvez eu seja uma pessoa que precise de explicações visuais. Hoje traço um molde sem olhar no livro. Já decorei as regras das escalas. Isso que me encanta no “Método Celestial”, ops, quero dizer “Centesimal”. Rs

Depois que se aprende, você não precisa de mais nada para ter a modelagem perfeita. O que você precisará é só de criatividade e fantasia para transformar o “corpinho básico” em uma peça de alta moda. 



6- E qual peça você já fez que te deu mais orgulho?

Com certeza o vestido amarelo em linho que fiz para o meu aniversário, na verdade fiz uma reprodução do vestido da Grife D&G que a princesa Kate Middleton usou. Infelizmente não encontrei aqui um linho com elastano, pois o dela tinha elastano, mas mesmo assim, ficou maravilhoso! A Modelagem ficou perfeita! 

Vestido feito pela Érica 


As etapas do processo de construção do vestido da Érica. 


7- Quais profissionais da moda você admira?

Eu admiro tantos! Eu amo babados e agradeço a Madeleine Vionnet por ter criado os primeiros babados nas saias. Tenho um estilo clássico e por isso me identifico mais com estilistas e designers que mantém a feminilidade sem transformar a roupa em uma peça vulgar.

Ícones da Moda como Gabrielle Chanel, que eternizou o conforto das roupas forradas e chiques; Valentino , a elegância das criações de Cristóbal Balenciaga, Carolina Herrera, Elsa Schiaparelli e claro, Christian Dior, que foi considerado o arquiteto das formas. E para quem ama modelagem como eu, as criações do atelier Dior são de encher os olhos.

Na moda brasileira, gostaria de citar aqui, o Método de Corte Centesimal. Além de admiração, tenho orgulho de poder ter a oportunidade de conhecer e ter acesso a esse método tão preciso e, uma vez entendido, totalmente fácil e descomplicado!


8- Quais recomendações você faria para quem está querendo aprender o corte e a costura?

Eu recomendaria com certeza o aprendizado da técnica do Método de Corte Centesimal, pois a costura só terá sucesso, se a modelagem estiver perfeita.

Eu resolvi voltar a costurar pra mim, porque como sou pequena e a confecção alemã é feita para mulheres a partir de 1,68 de altura e era impossível eu encontrar alguma peça de roupa sem ter que desmanchar e refazê-la.

Então resolvi vender algumas roupas, bolsas e enxugar o meu closet. Fiquei só com aquilo que eu realmente uso e que me cai bem.

Com o dinheiro, investi no meu atelier, hoje estou apta a confeccionar as minhas roupas com caimento perfeito e com muito orgulho de poder usar a minha própria “marca”, feita exclusivamente para mim.

Costurar e modelar é uma arte e qualquer um pode aprender. Basta ter determinação, paciência e o método certo!

Modelagem de um corpinho feito pela Érica

CURSO ON LINE DO CORTE CENTESIMAL
E quem ficou curioso em saber mais informações sobre o curso online de Introdução ao Método de Corte Centesimal que está sendo oferecido em parceria com a Lara Rogedo, instrutora credenciada do Corte Centesimal, acesse o link: http://bit.ly/cursomcc.
Quem mora em uma cidade onde não tem uma instrutora ou precisa de flexibilidade de horário para poder estudar tem agora a opção de aprender a nossa técnica através da internet. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, não se esqueçam de deixar um e-mail de contato e de informar a sua CIDADE. Sem o e-mail, não temos como responder. Agradecemos a visita! :-)