quarta-feira, 29 de junho de 2011

Recomendações sobre Modelagem do Vestuário

Trabalhando pelo Método de Corte Centesimal (MCC) ou pelo Sistema Moldecópia (SM), o tamanho de um manequim feminino é sempre definido pela medida de tórax (P) para os Corpinhos e pela medida de quadris (K), para as saias e calças. Estas são as medidas determinadas para os traçados de uma modelagem. As demais medidas dos moldes podem ser alteradas ou adaptadas a qualquer padrão de corpo.

Modelar é buscar efeitos, dar formas e reproduzir contornos.

Alguns pontos dos moldes servem de referência e é importante ficar alerta a eles ao se fazer uma modelagem: altura do bico do seio, as linhas que determinam os comprimentos de cintura, de quadris, de joelhos, de barra etc, pois estas são medidas variáveis.

As tabelas apresentadas nos nossos livros indicam medidas de corpos de proporções consideradas “harmoniosas”, mas nem todas as pessoas apresentam tal padrão. Definidos os tamanhos dos manequins pelas medidas de tórax (P) ou de quadris (K), as demais são facilmente adaptadas a uma tabela ou a medidas pessoais.

No caso de uma modelagem encomendada por uma confecção, deve-se obter a orientação dos padrões de manequim adotados por ela.

Método de Corte Centesimal

Sistema Moldecópia













A modelagem é uma atividade que exige técnica, prática e raciocínio.

A técnica é o que o Método de Corte Centesimal e o Sistema Moldecópia oferecem para a obtenção de moldes perfeitos.

A prática leva a uma maior facilidade para avaliação dos detalhes, para a obtenção de efeitos.

O raciocínio é uma habilidade que une a utilização da técnica e a avaliação dos detalhes na busca dos efeitos desejados. Estes requisitos fazem da modelista uma profissional valorizada. Só praticando é que se obtém a segurança no desempenho do trabalho de modelagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, não se esqueçam de deixar um e-mail de contato e de informar a sua CIDADE. Sem o e-mail, não temos como responder. Agradecemos a visita! :-)