quinta-feira, 28 de setembro de 2023

6º prêmio “Mestres da Cultura Popular de Belo Horizonte"

Foto de arquivo pessoal. Dona Dora costurando. Foto de 2021.

No dia 20 de setembro de 2023, tivemos uma notícia que nos deixou emocionadas: a dona Dora foi uma das selecionadas do 6º prêmio “Mestres da Cultura Popular de Belo Horizonte”, por todo o seu trabalho, ao longo da sua vida profissional, em contribuição ao desenvolvimento e crescimento da moda mineira, através do ensino da modelagem do vestuário. 

Promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, o prêmio foi criado com o objetivo de reconhecer, valorizar e divulgar a atuação dos mestres da cultura popular. A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura irá contemplar 25 mestres responsáveis pela transmissão e perpetuação de saberes, celebrações e formas de expressão que compõem o patrimônio cultural imaterial da nossa cidade.

Dona Dora costurando. Foto de arquivo pessoal. 


Quem é a dona Dora?

A dona Dora é filha e continuadora dos criadores do Método de Corte Centesimal. Aliás, de toda empresa Corte Centesimal. Porque a empresa nasceu a partir da criação do Método.

Ainda criança, começou a nutrir uma paixão e admiração pelo trabalho da mãe. A empresária, profunda conhecedora dos segredos da modelagem, manteve, por mais de 60 anos, o ritmo de trabalho das pessoas que promovem o aprendizado como um processo de crescimento e de geração de oportunidades.

Dona Dora aprendeu a costurar muito nova e desde os 15 anos de idade já ajudava nas tarefas com o Corte Centesimal, atendendo as professoras que chegavam para comprar material, enquanto a mãe dava aulas. Quando a dona Carmen se aposentou, foi a dona Dora que assumiu o Corte Centesimal.


Dona Dora com a 8ª ed do seu livro do Sistema Moldecópia, criado por ela em 1968.


Sempre muito antenada com as mudanças da sociedade, no final da década de 60, ela criou o Sistema Moldecópia, baseado no Método de Corte Centesimal, com a mesma lógica, mas com a diferença de ter moldes básicos nos vários tamanhos, o que é bastante adequado à indústria da confecção, e adaptáveis às diferenças dos corpos, quando necessário.

Aliás, durante a sua gestão, ela criou outros produtos voltados para o ensino e o aperfeiçoamento da modelagem de roupas, contribuindo assim com formação de diversas modelistas.

Dona Dora trabalhando com a estilista Valéria Duarte. Foto de acervo pessoal. 


A inserção do Corte Centesimal na história da moda brasileira foi assegurada na atuação de Dora, que vivenciou as mudanças importantes no mundo e na sociedade. No início, na era de dona Carmen, as mulheres aprendiam o corte e a costura por uma necessidade, fazia parte dos costumes de uma época.

A chegada de Dora também refletiu uma mudança de comportamento. Mais pessoas buscaram aprender o corte e a costura com novos objetivos e, em especial, de ter uma atividade profissional.

É muito amor e muita história pra contar, né? 

Dona Dora fazendo um molde de uma roupa do Informe da Moda. Foto de acervo pessoal




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, não se esqueçam de deixar um e-mail de contato e de informar a sua CIDADE. Sem o e-mail, não temos como responder. Agradecemos a visita! :-)