sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Dicas preciosas do livro: A Costura e Seus Segredinhos

Tesoura: ter sempre mais de uma, reservando a mais afiada para o corte do tecido. Qualquer principiante sentirá desânimo ao usar uma tesoura que "masca" a fazenda.

Fita Métrica: a fita métrica é uma auxiliar inseparável da costureira. Observam-se, com frequência, diferenças em centímetros de uma fita para outra. O uso da mesma fita métrica, ao medir e executar os moldes, preserva-lhes a precisão.

Alfinetes: cuidado ao escolhê-los. Devem ser bem finos. Os alfinetes de ponta rombuda podem estragar o tecido. Devem ser usados com generosidade para firmar os moldes na fazenda. Molde e fazenda devem formar uma única peça, bem firme, até ter sido transportado o seu contorno para o tecido. Para isso, usam-se, entre outros meios, o papel carbono e a carretilha.

Linhas: os tipos de linha devem variar para as diferentes qualidades de fazenda: se para algodão grosso como brim, cretone, piquê e tecidos masculinos precisamos de linha de algodão mercerizado; para tule, gaze, chiffon, organdi, procurar linhas de seda ou nylon.
O nylon e tergal devem ser costurados com linha sintética. Para os alinhavos, usar linha mais fraca e para a costura de máquina e os arremates, sempre a linha de acordo com o tecido, em cor e grossura.

Outras dicas você encontra no livro "A Costura e Seus Segredinhos", de Dora Mello Silva Teixeira e Diva Lustosa de Andrade Tibúrcio. Para saber mais informações sobre o livro, escreva para a gente.

2 comentários:

  1. como faço p/ comprar o molde centesimal
    roselinda73@gmail.com obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá gostaria de saber quando que custa o livro pois me interessei.
    paulinha_rw_rrn@hotmail.com

    ResponderExcluir

Pessoal, não se esqueçam de deixar um e-mail de contato e de informar a sua CIDADE. Sem o e-mail, não temos como responder. Agradecemos a visita! :-)