sexta-feira, 12 de junho de 2020

A construção do molde

Manequim de prova. Foto do acervo do Corte Centesimal. 

Conforme a gente falou no texto anterior, a modelagem é uma das etapas mais importantes dentro do processo de confecção de uma roupa. E o profissional encarregado de cuidar dessa etapa é o modelista. 
Enquanto o estilista traz para o papel toda a sua criatividade, cabe ao modelista atuar como representante da racionalidade. Um não vive sem o outro. Mas como nasce um molde de uma roupa? 
Nós ensinamos através do Método deCorte Centesimal e do Sistema Moldecópia a modelagem plana, onde os moldes são traçados sobre o papel, usando uma tabela de medidas, ou através de medidas personalizadas, caso você trabalhe sob medida. 
Uma tabela de medidas do corpo humano deve conter, para o desenvolvimento da modelagem, medidas que representem as circunferências de busto (medida feminina), circunferência de tórax (para medidas masculinas), circunferência de cintura, de quadril e circunferência do pescoço. 
As circunferências de busto, tórax, cintura e quadril são as maiores medidas de contorno do corpo e são as que podem sofrer mais alterações com o tempo, pois se localizam em regiões do corpo humano formadas por ossos, músculos e uma variável camada de gordura. 
Podemos dizer que essas medidas podem ser consideradas primárias e devem ser tiradas com a fita métrica, bem rente ao corpo. Essas medidas irão servir para a gente obter o tamanho do manequim. 
Outras medidas como comprimento do braço, altura de entrepernas e a largura posterior das costas podem ser consideradas secundárias. 
De acordo com TREPTOW (2009), nenhuma das medidas de uma tabela de medidas deve incluir margens de costura ou folgas. As tabelas servem como referência para a construção das bases de modelagem, reproduzindo em duas dimensões as curvas do corpo humano. 

Livro e escalas do Método de Corte Centesimal e do Sistema Moldecópia

MOLDES BÁSICOS
Os moldes devem ser desenhados com o maior cuidado. Isto é o bastante para que a prova de uma roupa não dê trabalho ou correções para fazer. 
Por isso é muito importante que as medidas sejam muito bem tiradas. Não adianta prender a barriga para tirar a medida, porque não vai funcionar depois.  Ter uma boa fita métrica é indispensável para o trabalho de uma modelista. 
Existem dois tipos de medidas: as de contorno, que são tomadas em volta do corpo (as circunferências), e as de comprimento, que vão de um ponto ao outro. 
Se as medidas de contorno indicam a largura de uma pessoa, as de comprimentos se relacionam com a sua altura. 
Nesta etapa é muito importante que todas as medidas sejam anotadas e nunca só guardadas na memória. Você pode anotar em duas colunas: Perímetros (que são as medidas de contorno) e as dos Comprimentos. 
Há diversas formas de se obter uma modelagem e cada técnica empregada utiliza metodologias diferenciadas de construção, em especial relacionadas às medidas do corpo humano, conforme descrito no livro “Modelagem”, com organização do Flávio Sabrá. 
No caso da construção das peças superiores do vestuário, como blusas, camisetas, paletós etc., são usadas como referência para fazer os moldes as medidas de contorno do corpo humano, como a medida do busto (no caso de roupas femininas) ou o tórax (para masculinas). 
Já para as peças inferiores (calças, shorts, saias, bermudas etc.) são utilizadas como referência as medidas de contorno de quadril, como a medida principal, e a circunferência de cintura, como medida complementar. 


MÉTODO DE CORTE CENTESIMAL E SISTEMA MOLDECÓPIA
No caso das nossas técnicas de modelagem de roupas, que são o Método de Corte Centesimal e o Sistema Moldecópia, nós adotamos algumas medidas principais e terminologias para ajudar na leitura dos desenhos dos nossos livros, que ensinam a construção dos moldes básicos. 
Por exemplo, as medidas de perímetro, que são as medidas de contorno do corpo humano (medidas horizontais), são representadas por uma só letra. 
Na execução de um molde, para as medidas de perímetros nós usamos as Escalas para marcar o molde. 
Os principais perímetros são:
Pescoço – N
Peito – P
Cintura – C
Quadris – K 
Já os comprimentos, que são as medidas longitudinais, são tomadas no sentido vertical e nós utilizamos duas letras para representar essas medidas nos nossos livros. 
Na execução dos moldes, para os comprimentos, nós usamos uma fita métrica para a marcação no molde de papel. 
Os principais comprimentos são: 
Do pescoço à cintura – Costas: NC
Do pescoço à Cintura – Frente: NC’
Da cintura aos quadris: CK
Da cintura à barra: CB 

Método de Corte Centesimal e Sistema Moldecópia
ESTÁ TUDO NO LIVRO? 
Sim. Todas essas explicações fazem parte do primeiro capítulo dos livros do Método de Corte Centesimal e do Sistema Moldecópia. 
Para o bom entendimento do material é extremamente importante seguir o livro desde o início e não pular etapas. Se você deseja fazer uma calça, por exemplo, precisa passar antes pela saia. Toda sequência do livro foi planejada para trazer instruções técnicas que você irá precisar no capítulo seguinte. 
Se familiarizar com as convenções e nomenclaturas adotadas por nós, em nossos livros, irá te ajudar na execução e na “leitura” dos desenhos dos moldes, para você poder construir sob o papel. 
Por isso, apesar da vontade de começar logo a fazer os moldes, respire fundo, tenha paciência e leia com atenção nossas instruções. 
Trabalhando com a Escala do Método de Corte Centesimal

NOSSO DIFERENCIAL 
Tanto o Método de Corte Centesimal, quanto no Sistema Moldecópia, nós utilizamos um sistema de Escalas que eliminam cálculos aritméticos e tabelas. As proporções são mantidas automaticamente. É perfeito para quem tem dificuldades com a matemática. 
Com o Método de Corte Centesimal ou com o Sistema Moldecópia, você vai aprender uma técnica de modelagem de roupas que te permite fazer o que quiser, para quem quer que seja, respeitando as medidas individuais.   
E o melhor: tudo sobre modelagem do vestuário num único livro. Roupas femininas e masculinas. Para adultos e crianças. Com os nossos materiais você ganha liberdade de criação!
IMPORTANTE:
Antes de adquirir qualquer material nosso, leia com bastante atenção e cuidado as nossas informações.  Não há necessidade de adquirir os dois materiais. Você deve escolher o que estiver mais de acordo com as suas necessidades.
Confira também no nosso site (www.cortecentesimal.com.br), na nossa loja virtual (www.lojacentesimal.com.br), e nas nossas redes sociais, como o Facebook (facebook.com/cortecentesimaloficial/), Instagram (@cortecentesimal) e o nosso blog Modelagem do Vestuário (modelagemdovestuario.blogspot.com.br), as fotos, depoimentos e histórias de quem usa os nossos materiais. 
Queremos que você tenha segurança e confiança antes de se decidir. Não compre nada por impulso. Só a compra do material por si só, não garante o aprendizado da nossa técnica se você não estudar, não praticar. 
Modelagem exige estudo constante e muita prática. E não recomendamos para quem ainda não tem nenhuma noção de corte e costura e tem dificuldades de aprender sozinho. 
Depois de ler todas as informações, se você ainda tiver alguma dúvida, não hesite em nos procurar. Estamos aqui para te ajudar.
.
.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
1- TREPTOW, Doris: Inventando moda: planejamento de coleção/ Doris Treptow. - 4ª Edição: Brusque. D. Treptow, 2007. 212 p.; il.
.
.
2 - Modelagem / org. Flávio Sabra. - 1ed. - São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009. SENAI/ CETIQT
.
.
3 - SILVA, Carmen de Andrade Mello: Método de Corte Centesimal: Modelagem do Vestuário/ Carmen de Andrade Mello Silva, revisão e ampliação: Dora de Mello Silva Teixeira com a colaboração de Júnia Teixeira de Melo Franco; - 51ª ed. - Belo Horizonte: Ed. Corte Centesimal Ltda., 2017
.
.
Se você gostou dessa nosso post, então nos ajuda a divulgar. Compartilhe com os amigos!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, não se esqueçam de deixar um e-mail de contato e de informar a sua CIDADE. Sem o e-mail, não temos como responder. Agradecemos a visita! :-)