quarta-feira, 3 de abril de 2019

Como ser instrutor(a) do Corte Centesimal?



Ultimamente, muitas pessoas tem nos perguntado como é possível se tornar um(a) instrutor(a) credenciada do Corte Centesimal. Se você também tem esse interesse, então esse post é para você. Leia com bastante atenção.

Estamos sempre precisando de novos professores comprometidos e interessados em ensinar uma de nossas duas técnicas de modelagem para tecido plano (Método de Corte Centesimal, ou Sistema Moldecópia).

Como instrutor(a) do Corte Centesimal você poderá ter uma renda extra, fazer o seu horário de trabalho e ainda ajudar outras pessoas a aprender o Método de Corte Centesimal ou o Sistema Moldecópia.

Dessa forma, mais gente poderá conquistar uma profissão, ganhar mais conhecimento, ter o seu próprio negócio, realizar os seus sonhos ou simplesmente aprender a fazer a sua própria roupa. E assim a gente cria um "ciclo virtuoso". Uma corrente do bem.

Nós ficamos muito felizes em saber que, a cada ano, tem aumentado o interesse das pessoas, em diferentes cidades e regiões.

Principalmente naqueles lugares onde ainda não temos ninguém credenciado, como é o caso do estado de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, da região Norte e na região Nordeste, nos estados do Maranhão, Ceará, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Um dos nossos sonhos é conseguir ter, pelo menos, um(a) instrutor(a) credenciado(a) em cada capital brasileira.


51ª Ed. do Método de Corte Centesimal e 8ª Edição do Sistema Moldecópia


E como isso seria possível?

Primeiramente, precisamos que as pessoas que já conhecem, que já trabalham e dominam uma de nossas duas técnicas de modelagem de roupas para tecido plano (Método de Corte Centesimal e ou Sistema Moldecópiatenham interesse em se tornar um(a) instrutor(a) em suas respectivas cidades.

Esse é o primeiro ponto. Depois, elas devem entrar em contato conosco para que possamos conhecer um pouco da história de cada uma delas. O que precisamos saber?


Bem, eis algumas perguntas básicas:

- Qual das duas técnicas ela sabe? Método de Corte Centesimal ou o Sistema Moldecópia?

- Como ela aprendeu? Sozinha, com algum parente ou com alguma instrutora credenciada?

- Quanto tempo ela passou estudando?

- Há quanto tempo ela já utiliza a nossa técnica de modelagem de roupas? Há muitos anos? Ou há pouco tempo?

- O que ela já fez utilizando as nossas técnicas de modelagem de roupas? Roupas de festa? Roupas do dia-a-dia? Roupas mais elaboradas? Alta costura? Vestidos de noiva?

- A pessoa tem fotos do que já fez? Página no Facebook ou Instagram onde podemos ver um pouco das suas criações? Aqui, precisamos ver um pouco do seu portfólio, do que ela já tenha feito usando o nosso “Método de Corte Centesimal” ou o “Sistema Moldecópia”.

- De quando é o material, qual é a última edição que a pessoa possui do Método de Corte Centesimal ou do Sistema Moldecópia?

- Qual é o seu grau de instrução?

- Possui um local próprio, um ateliê de costura?

- Já teve alguma experiência lecionando?

Depois de feita essa pequena entrevista, para saber se ela tem interesse em se tornar uma instrutora credenciada na cidade dela, apresentamos as informações sobre o nosso curso por correspondência de aperfeiçoamento de Técnica de Ensino do Centesimal - Moldecópia (TEC-M) voltado para formação de instrutoras (es).

Então, se você conhece alguém na sua vizinhança, ou uma tia, uma amiga, ou uma costureira no seu bairro que trabalha há anos com o Método de Corte Centesimal, ou com o Sistema Moldecópia, é habilidosa e tem um espaço onde poderia lecionar, peça para essa pessoa entrar em contato conosco.




E QUEM AINDA NÃO APRENDEU, MAS TAMBÉM TEM INTERESSE EM SE TORNAR INSTRUTOR(A)?

Mas, e quem ainda não conhece, e nem trabalha com o Método de Corte Centesimal e nem com o Sistema Moldecópia, mas tem muito interesse em se tornar futuramente, um(a) instrutor(a) credenciado(a) na cidade dela? O que fazer?

Nesse caso, a primeira providência a ser tomada é aprender uma das nossas duas técnicas de modelagem para tecido plano: Método de Corte Centesimal e/ ou o Sistema Moldecópia.
  

O que você deve fazer?

1 - Pesquisar, ler todas as informações com cuidado e atenção sobre o Método de Corte Centesimal e sobre o Sistema Moldecópia, para ver qual dos dois prefere aprender para que, um dia, futuramente, possa vir a lecionar.

2 – A pessoa interessada pode também ler os relatos e depoimentos de quem já trabalha e conhece as nossas técnicas para ajudar a conhecer ainda mais.

3 – Adquirir o material didático da técnica que se pretende aprender (Método de Corte Centesimal e/ou Sistema Moldecópia).



E depois disso? Como é possível aprender?



Você pode aprender de três formas:

1 – Sozinha(o): Caso você já tenha uma boa noção de corte e costura, já tenha o costume e facilidade para estudar sem o auxílio de uma professora por perto. Atenção: não recomendamos essa opção para quem não tem nenhuma noção de modelagem, para quem é iniciante no corte e costura e não possui muita experiência estudando sozinha. 


2 – Com alguma de nossas instrutoras credenciadas:
O Corte Centesimal possui uma rede de instrutoras credenciadas, que são cadastradas e autorizadas para utilizar os nossos materiais didáticos em seus cursos de corte e costura, e podem ser encontradas em algumas cidades brasileiras. Para conferir a lista, acesse o nosso site: www.cortecentesimal.com.br.

Portanto, se você estiver em uma cidade onde haja instrutoras credenciadas, você pode procurar por alguma delas para te ajudar no aprendizado da técnica que você pretende aprender.

Todos (as) os (as) instrutores (as) têm autonomia para organizarem os seus cursos. Porém, têm o compromisso de só utilizarem nosso material original. Os produtos do Corte Centesimal possuem Direitos Autorais garantidos por lei e cópias são proibidas.


3 – Através do curso online (Válido apenas para o Método de Corte Centesimal):
No caso do Método de Corte Centesimal, pode ser aprendido também através de um curso online, que está sendo oferecido pela nossa instrutora Lara Rogedo, com a nossa parceria e autorização. Mas, nesse caso também é necessário que a pessoa já tenha uma boa noção de corte e costura para poder ter um bom aproveitamento do curso. Você pode saber mais sobre o curso, clicando aquiConsulte o nosso site (www.cortecentesimal.com.bro, ou o site: https://algodaocru.com.br/metodo-de-corte-centesimal/ para obter mais informações. 

Obs: Futuramente, esperamos ter também um curso online do Sistema Moldecópia. 



SUPORTE E APOIO TÉCNICO

É importante que você saiba que nós sempre prestamos atendimento para tirar dúvidas, por e-mail, de quem utiliza o Método de Corte Centesimal ou o Sistema Moldecópia. Esteja essa pessoa estudando sozinha ou com alguma instrutora credenciada.

Todas as dúvidas referentes aos livros devem ser sempre encaminhadas diretamente para Júnia Franco, nossa Assessora de Ensino. O e-mail dela é: junia@cortecentesimal.com.br. Nós sempre fizemos esse atendimento para tirar dúvidas também.

Para nós é muito importante receber sempre as dúvidas que forem surgindo, à medida, que a pessoa está estudando e praticando o Método de Corte Centesimal, o Sistema Moldecópia ou o Livro das Malhas. Porque assim, saberemos onde ainda precisamos melhorar nossas explicações técnicas nos livros.


Livro e escalas do Método de Corte Centesimal e do Sistema Moldecópia

*ATENÇÃO: Como falamos anteriormente, para quem não tem por perto uma instrutora para fazer um curso presencialmente, se não tiver uma noção de corte e costura, poderá encontrar alguma dificuldade nos estudos. Bom, tudo é muito relativo. O que pode parecer difícil pra um, é fácil para o outro. É preciso ter também uma boa compreensão de texto, dedicação, disciplina e força de vontade.

É como fazer um curso a distância sozinha, sem o apoio do professor ao lado. Tem gente que não gosta, que tem mais dificuldade e precisa do apoio de um professor ao lado para ter um bom aproveitamento. E concordamos plenamente com isso. É sempre bom poder contar com os conhecimentos e com a ajuda de quem já domina a técnica.  

Você precisa analisar esses detalhes também antes de se decidir, caso não haja instrutora credenciada na sua cidade. O fato é que, quando a pessoa já tem uma noção de corte e costura é muito mais proveitoso o curso.  

Ao longo da nossa existência, temos muito orgulho de colecionar muitas histórias de pessoas que conseguiram aprender sozinhas. Mas, também temos casos de pessoas que não conseguiram. Porque isso é algo muito pessoal. Varia muito de uma pessoa para outra. Pois cada um de nós tem uma bagagem de conhecimento. O aprendizado nunca é o mesmo para todo mundo.

O primeiro capítulo, tanto do livro do Método de Corte Centesimal, quanto do livro do Sistema Moldecópia, e do Livro das Malhas é o principal e você deve lê-lo com muita atenção. Porque a partir da compreensão desse primeiro capítulo, todos os outros capítulos ficarão mais fáceis. Vira quase que uma receita de bolo. No caso do Método de Corte Centesimal, você precisa entender que ao invés de trabalhar com centímetros, irá trabalhar com unidades da Escala. E isso facilita, porque em qualquer tamanho de manequim os números são os mesmos.

Como a gente disse, para ter um bom entendimento do método, é essencial seguir o livro desde o início, sem pular nenhuma página. Toda a sequência do livro já foi pensada e planejada para você ir aprendendo itens importantes, em cada capítulo, que irá utilizar no capítulo seguinte. Então, se você quer fazer um “vestido”, precisa passar antes pela saia básica e depois pelo corpinho.


MODELAGEM EXIGE PRÁTICA

A modelagem é uma atividade que exige técnica, prática e raciocínio.

A técnica é o que o Método de Corte Centesimal e ou o Sistema Moldecópia oferecem para a obtenção de moldes perfeitos.

A prática leva a uma maior facilidade para avaliação dos detalhes e para se chegar ao afeito desejado.

O raciocínio é uma habilidade que une a utilização da técnica e a avaliação dos detalhes na busca dos efeitos desejados.

Estes requisitos fazem da modelista uma profissional valorizada.

Só praticando é que se obtém a segurança no desempenho do trabalho de modelagem.



SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORAS DO CORTE CENTESIMAL

Projeto do curso de TEC-M elaborado por Carmen de Andrade Mello Silva

Como a gente contou no início desse post, para quem já conhece e trabalha com uma de nossas técnicas de modelagem de roupas e tem interesse em lecionar na sua cidade, nós temos um curso por correspondência de aperfeiçoamento de Técnica de Ensino do Centesimal - Moldecópia (TEC-M) voltado para formação de instrutoras (es).

Esse curso foi criado em Março de 1957, por dona Carmem, a criadora do Método de Corte Centesimal e da empresa. Depois, com a criação do Sistema Moldecópia na década de 60, o curso ganhou um complemento no nome: Curso de aperfeiçoamento de Técnica de Ensino do Centesimal - Moldecópia (TEC-M). 

Basicamente, a finalidade do TEC-M é a de ensinar a ensinar.

Portanto, ele não ensina a utilizar nenhum dos nossos materiais. Ele é uma forma que temos de testar os conhecimentos do candidato e para que possamos formar instrutoras capacitadas a lecionar nossas técnicas de modelagem de roupas.

Veja o que a dona Carmen escreveu sobre o curso, quando ela o criou:

“Além de ensinar a ensinar, visa também:

- Formar boas professoras de corte;
- ganhar tempo, diminuindo o número de aulas, sem prejudicar a perfeição do ensino;
- ensinar de acordo com a mais moderna técnica, fazendo sobressair o que merece ser realçado;
- ensinar de madeira agradável, clara, completa e (pacientemente) conscientemente;
- uniformizar o ensino do Corte Centesimal.”

Quando assumiu a direção da empresa Corte Centesimal, Dora, filha e herdeira de Carmen, também fez uma versão do curso de formação de instrutoras por correspondência, com o objetivo de atender pessoas no interior, que não tinham como participar do curso presencial na capital mineira.

Já domino e tenho muita experiência com o Método de Corte Centesimal e/ou Sistema Moldecópia. Já posso fazer o curso de formação de instrutoras (TEC-M)?


Caso esteja apta(o) para fazer o curso por correspondência de aperfeiçoamento de Técnica de Ensino do Centesimal - Moldecópia (TEC-M) , você poderá fazer o curso na sua casa, no seu ritmo e ao final, sendo aprovada(o), você receberá um diploma de Instrutor(a) autorizado(a) a lecionar o método para o qual se candidatou (Método de Corte Centesimal e/ou Sistema Moldecópia).

Como instrutor(a) do Corte Centesimal, você fará parte do nosso cadastro e assim, quando tivermos pessoas interessadas em ter aulas na sua região, poderemos te indicar.

Além disso, você terá o nosso suporte técnico e descontos na compra do material. Todos(as) os(as) nossos(as) instrutores(as) tem autonomia para organizar os seus cursos. Porém, tem o compromisso de só utilizarem o nosso material original. Pedimos que não permitam, em hipótese alguma, que sejam feitas cópias. Como disse, todos(as) os(as) instrutores(as) tem um desconto no valor do material, que é o preço de atacado.


Por exemplo, caso você queira comprar materiais para revender para os seus alunos, você pode revender pelo preço de varejo ou pelo mesmo valor do atacado. A diferença do valor fica sempre com o instrutor(a). Ou se você preferir, você pode pedir para que os seus alunos comprem diretamente conosco.

E como funciona o curso para a formação de instrutoras (TEC-M)?

O material impresso do curso por  correspondência de aperfeiçoamento de Técnica de Ensino do Centesimal - Moldecópia (TEC-M) será enviado pelos Correios para você.  

O curso se desenvolve em duas etapas. A primeira etapa consta de testes, nos quais você realizará os traçados de alguns moldes e responderá a algumas perguntas referentes ao método (Teste 1 e Teste 2).

Com esses elementos, poderemos avaliar seu conhecimento. Para iniciar o curso propriamente dito, você precisa ser aprovado(a) nessa etapa. Convém, portanto, que você consulte o livro, reveja os traçados e relacione suas dúvidas para obter os esclarecimentos que desejar.

A segunda etapa versará sobre noções de Didática e Relações Humanas, e consta também de dois testes (Teste 3 e Teste 4). Esses testes são teóricos e se referem à apostila que lhe será enviada.

Nesta etapa você receberá, também, um "Plano de Aula", detalhadamente elaborado, que vai guiá-lo(a) para ministrar os seus cursos com segurança e eficiência. Você conhecerá os recursos didáticos que facilitam o ensino. Após cada etapa, será feita uma avaliação do seu aproveitamento no Curso. Eventualmente, em caso de dúvida, a matéria será novamente explicada em detalhe e nova resposta solicitada.

Ao final, sendo aprovado, o seu cadastro será incluído no Corte Centesimal Ltda., que lhe assegurará as vantagens especiais. E sempre que você formar novos alunos, nós forneceremos os certificados para que você possa passar para os (as) seus(suas) alunos(as).

Atendo todos os requisitos exigidos para fazer o curso de formação de instrutoras. Como começar?

Portanto, caso você já tenha domínio do Método de Corte Centesimal ou do Sistema Moldecópia e tenha interesse em se tornar instrutor (a) na sua cidade,, entre em contato com a Carolina Franco, no e-mail carolina@cortecentesimal.com.br, para saber o valor e a forma de pagamento. 


Ensinar é uma arte e somos gratas a todas as nossas professoras, que há décadas vem transmitindo seus ensinamentos de uma geração para outra!


2 comentários:

  1. Olá! meu nome é Mafalda, moro em Salvador trabalhei como modelista e costureira sob medida desde 1975 autônoma estudei vários métodos de modelagem corte costura, sozinha através de livros para me dedicar a ensinar.amo aprender e passar minhas experiencias,Hoje Administro aulas particulares em meu espaço,para iniciantes na costura, encantada para apreender o método Centesimal e tornar o curso serio gostaria de saber se é possível ser uma instrutora do método, E em quanto tempo levaria para para isso,grata Mafalda Helena Pereira

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa noite !! Eu tenho interesse em fazer o curso para ser instrutora ,já sou costureira a muitos anos ,domino bastante a área de cortes ,porém preciso aperfeiçoar-me com os moldes

    ResponderExcluir

Pessoal, não se esqueçam de deixar um e-mail de contato e de informar a sua CIDADE. Sem o e-mail, não temos como responder. Agradecemos a visita! :-)