quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Conheça o Marcelo Barros

Marcelo em seu atelier. 

Marcelo Ribeiro Barros é de Três Corações. Sul de Minas. Filho da dona Leila e do seu Renato Barros, ele é o segundo, dos seis filhos do casal. Com muita luta ele aprendeu desde cedo o valor do trabalho e dos estudos. E sempre teve em seus pais o exemplo de garra, amor e dedicação por tudo que faz.

Formado em Direito, há alguns anos Marcelo trocou de vez a profissão de advogado para se tornar estilista. Criou o seu próprio atelier e se especializou em vestidos de festa.

Fã dos grandes nomes da alta costura internacional, Marcelo tem profunda admiração por Coco Chanel. “Amo o clássico e o moderno. E ela sempre conseguiu juntar essas duas características com maestria”, diz.

Por aqui, Marcelo tem como referência os trabalhos de Alexandre Herchcovitch, Dener, Carlos Bacchi, Isabella Narchi e Patrícia Bonaldi.

Marcelo está sempre se atualizando. Estudando. Aprendendo. Se inspirando e respirando moda. Afinal, como disse o seu pai, a maior riqueza que ele poderia deixar para os filhos é a educação. Não temos dúvidas disso. E o  Marcelo carrega esse aprendizado com ele e sabe valorizar todas as oportunidades que surgem na sua vida.

Marcelo foi aluno da primeira turma do nosso curso online de “Introdução ao Método de Corte Centesimal”, que está sendo realizado pela Lara Rogedo, com a nossa parceria. E já tem planos para se tornar também, futuramente, nosso instrutor credenciado na sua cidade. Nós adoramos isso. Dessa forma, a gente pode continuar a nossa corrente do bem!


"O Método realmente cumpre o que promete. Ainda mais minuciosamente explicado pela Lara Rogedo. A meu ver, valeu a pena o investimento que fiz.", disse Marcelo. 

Para Marcelo, conhecimento nunca é demais. Não mesmo. Jamais! Concordamos plenamente. E Marcelo é a prova disso. Dona Leila e seu Renato devem ter muito orgulho do filho tão talentoso!

Conheçam um pouco mais do Marcelo nesta entrevista que fizemos com ele e vejam algumas fotos do seu lindo trabalho, já feito com a modelagem do Método de Corte Centesimal.

E para quem estiver na cidade de Três Corações, no sul de Minas, e quiser conhecer o trabalho do Marcelo de perto, anote aí:

Marcelo Barros Atelier 

Rua Doutor José Andrade Câmara Nº 347 
Bairro: Santa Tereza
Três Corações – MG. 
Instagram: @marcelobarrosateliser 
Facebook: Marcelo Barros Atelier (@marcelobarrosatelier) 
Telefone: (35) 98463-0581 

Foto de Marcelo Barros. Arquivo pessoal. 

1- Como a costura entrou na sua vida?
Acho que desde que me entendo por gente, a costura sempre esteve presente na minha vida.

Quando criança sempre brincava com uma máquina de costura herdada de minha avó paterna. Tenho até hoje devidamente restaurada (Singer 15c). 

Máquina de costura da avó de Marcelo. Arquivo pessoal.

Costumava desmontar e montar e ficava fascinado pelos mecanismos da máquina. Acabei aprendendo a regular o ponto da máquina e consequentemente tinha que testar em algum tecido. Assim, acabei tendo meu primeiro contato com a costura. 

Minha mãe tinha uma facção onde terceirizava peças para algumas empresas locais e como eu tinha noção de costura, eu sempre substituía alguma costureira dela que, por ventura faltasse ao trabalho para que a produção dela mantivesse as metas. 

Vieram então, os primeiros elogios: "Nossa! Parece que está melhor que da costureira!", diziam. Então, fui desenvolvendo minhas habilidades na costura. 

Eu era adolescente nessa época e já era ligado no mundo da moda. Além disso, como cresci muito rápido e fiquei magrelo e comprido, não encontrava roupa que me caia bem. Então, comecei a fazer algumas peças para mim e foi assim que me interessei por modelagem. 

Mas, nessa época eu fazia tudo empiricamente sem conhecer nenhum método de modelagem, fazia riscando com uma peça por cima do tecido ou desmanchava e tirava o molde da peça e depois montava de novo e guardava o molde. Tudo isso era diversão e curiosidade.


2- Como foi o seu início profissional na moda?

Na minha casa, somos seis filhos. São três homens e três mulheres e meus pais sempre diziam que não tinham herança para nos deixar. Mas, que tinham algo muito mais valioso como herança: o estudo. Uma profissão.

Meu irmão mais velho é médico. Eu sou o segundo mais velho. Formei-me em Direito e fiz uma pós em “Direito do Trabalho”. Meu outro irmão é dentista. E minhas irmãs são formadas em Administração e também em Odontologia. Meus pais, heroicamente, conseguiram formar os seis filhos.

Como já contei, eu sempre trabalhei com moda. Desde adolescente. E esse trabalho me ajudou muito no período da faculdade.

Comecei a costurar fazendo uniformes, pois nessa época meu irmão mais velho estava na faculdade de Medicina e todos nós precisávamos trabalhar para ajudar nas despesas. 

Mas, isso era espontâneo e depois disso me acostumei a ganhar meu próprio dinheiro. E sempre tive essa atividade como fonte de renda e com isso me aventurei por vários setores da confecção.

Já trabalhei com biquínis, pijamas, chinelos de quarto, roupa íntima masculina e feminina, uniformes, cortinas, artigos de decoração, malharia, roupas fitness e por aí vai. 

Depois que me formei, embora eu adorasse o mundo do Direito, eu não estava muito feliz. Não trabalhava feliz. E numa conversa com o meu pai a esse respeito, ele me disse “meu filho, eu quero que você seja feliz em todos os aspectos da sua vida!”. 

Então, resolvi montar o meu atelier e nunca fiquei sem trabalho

Cartão de visita do atelier do Marcelo Barros. 


3 – Como foi o seu contato com o Corte Centesimal?

Com o tempo, fui percebendo que o determinante em uma peça de roupa, seja ela qual for, é a modelagem. Algumas pessoas dizem que a “modelagem é 50% da roupa”.

Eu digo que a modelagem é 80% de uma bela peça, pois a costura e os acabamentos são práticas, e com o tempo elas vão ficando cada vez melhores.

Mas, modelagem é conhecimento. E entender as necessidades das formas do corpo de cada cliente é o que faz o meu trabalho se destacar entre os demais por aí.

Já conheci várias técnicas de modelagem de roupas, pesquisando sobre o assunto. E o que me chamou muito a atenção para o “Método de Corte Centesimal” foi a flexibilidade de adaptação aos vários tipos de corpo, mantendo as proporções com precisão. 

E isso, além de facilitar meu trabalho, pois na maioria das vezes faço apenas uma prova, facilitou também a vida das clientes. Porque tenho muitas clientes de cidades vizinhas que não podem vir provar a qualquer momento.

Eu já conhecia o “Método de Corte Centesimal” há bastante tempo, por meio de uma amiga que usava, mas nunca tinha estudado. E já sigo a Lara Rogedo nas redes sociais, que é instrutora do Corte Centesimal. 

Um dia, assisti uma entrevista que a Lara fez com a Carolina Franco, do Corte Centesimal, falando sobre a técnica, sua história e sobre o curso online que seria realizado e fiquei bastante interessado. Na mesma hora pensei: “vou fazer esse curso e comprar esse método para estudar”. 

Assim, me tornei aluno da 1ª turma do curso online de “Introdução ao Método de Corte Centesimal”, brilhantemente ministrado pela Lara Rogedo, em parceria com a empresa Corte Centesimal. 

Atelier do Marcelo Barros. Arquivo pessoal.

4 - Como você vê o trabalho da modelagem para a confecção das suas roupas?

A modelagem para mim é fundamental! Sempre que uma cliente chega, discutimos sobre o modelo mais indicado ao seu biotipo, o tecido, as cores, materiais, o clima, o horário, a ocasião do evento e por aí vai. 

Com tudo definido, meu cérebro já começa a trabalhar pensando como farei a interpretação do modelo escolhido para transformá-lo em um molde plano.

E sem o conhecimento adquirido com o método, mesmo com uma boa costura, acabamentos e materiais, nada disso seria possível. 

Detalhes da produção do vestido de festa feito pelo Marcelo.

Vestido de festa feito pelo Marcelo. 

5- Como foi fazer o curso online de Introdução ao Método de Corte Centesimal, com a nossa instrutora Lara Rogedo?

Fazer o curso online com a Lara Rogedo foi muito tranquilo. Ela se preocupa em explicar muito bem, e claramente, cada detalhe da modelagem e como utilizar o material disponibilizado pelo Método.

Eu já conhecia a Lara através das redes sociais e, justamente, por conhecer sua didática é que me senti estimulado a investir no curso online.

O Método realmente cumpre o que promete. Ainda mais minuciosamente explicado pela Lara Rogedo. A meu ver, valeu a pena o investimento que fiz. 

Vestido de noiva feito por Marcelo, já usando a modelagem do Método de Corte Centesimal. 


6- Você tinha alguma dificuldade em especial antes de fazer o curso e que tenha sido solucionada?  

Antes eu tinha muita dificuldade com as cavas e com o encaixe dos seios no espaço que a modelagem cria para acomodá-las. 

Trabalhei muito tempo com moldes prontos tirados de revistas de moda dos quais guardava e adaptava a cada nova cliente. 

Hoje, depois do curso, faço um molde "exclusivo " para cada cliente, e no molde, além das anotações informativas como frente, costas, fio reto... tem também o nome completo da cliente e suas medidas, como o Método orienta a fazer. 

Vestidos de festa criados por Marcelo, com a modelagem do Método de Corte Centesimal. 

7- E qual peça você já fez que te deu mais orgulho?
Todas as peças me dão muito orgulho, mas gosto muito dos vestidos de noiva que fiz depois do curso. Pois consigo perceber o quanto melhorei como modelista e como uma modelagem bem feita faz diferença no resultado final de cada peça. 

Vestido de noiva feito por Marcelo com a modelagem do Método de Corte Centesimal
AVestido de noiva feito por Marcelo com a modelagem do Método de Corte Centesimal

8- Como você avalia o seu trabalho antes e depois de conhecer a técnica de modelagem do Método de Corte Centesimal e de ter feito o curso online?

Conhecer a modelagem foi um divisor de águas no meu trabalho, no sentido de que toda vez que uma cliente me procurava, meu primeiro pensamento era: "tomara que ela escolha algum modelo que eu tenha o molde".

Hoje, após o curso online de “Introdução ao Método de Corte Centesimal”, essa preocupação não existe mais. Fiquei muito mais seguro como profissional pois, como já disse anteriormente, faço um molde exclusivo para cada cliente. 


9- Quais recomendações você faria para quem está querendo entrar para a área da moda?

Recomendo buscar conhecimento sempre. Seja em modelagem, costura, acabamento, tendências, tecnologia de tecidos, cores, redes sociais...

Enfim, tudo que envolva o mundo da moda. Conhecimento nunca é de mais! 




CURSO ONLINE DE INTRODUÇÃO AO MÉTODO DE CORTE CENTESIMAL

E quem ficou curioso em saber mais informações sobre o curso online de Introdução ao Método de Corte Centesimal que está sendo oferecido em parceria com a Lara Rogedo, instrutora credenciada do Corte Centesimal, acesse o link: http://bit.ly/cursomcc.

Quem mora em uma cidade onde não tem uma instrutora ou precisa de flexibilidade de horário para poder estudar tem agora a opção de aprender a nossa técnica através da internet.

A Lara Rogedo (@lararogedo) é instrutora credenciada do Corte Centesimal e tem experiências em cursos online desde 2014.

Ela dá aulas presenciais em seu ateliê em BH, já fez vários vestidos de festa para suas clientes usando o método e tem um canal no YouTube que conta com mais de 130 mil inscritos.

Ela está entre os maiores canais de modelagem e costura do Brasil.

Durante dois anos você terá acesso ao curso, quando e onde você quiser, desde que tenha uma conexão de internet.

Você poderá fazer o curso no seu ritmo e no seu tempo. Nesse período é possível ver e rever as aulas do curso além de enviar as dúvidas.

Mais informações:
WhatsApp 31 99490 5264 ou e-mail contato@algodaocru.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, não se esqueçam de deixar um e-mail de contato e de informar a sua CIDADE. Sem o e-mail, não temos como responder. Agradecemos a visita! :-)