terça-feira, 26 de novembro de 2024

Vestidos de Destaque com Marcelo Barros

Marcelo Ribeiro. Fotos de acervo pessoal.

Vocês pediram e cá estamos nós, com uma seleção especial de vestidos de noiva e de festa, feitos usando a modelagem do Método de Corte Centesimal, por diferentes modelistas, de vários lugares do Brasil.

Conforme a gente já contou para vocês, o nosso Método de Corte Centesimal é super indicado para quem deseja trabalhar com molde sob medida. E o mais incrível do Centesimal é que por ele trabalhar com um sistema de escalas, ele mantém as proporções de cada corpo respeitando as suas características e medidas.

Então, para começar, pedimos para o Marcelo Barros selecionar modelos confeccionados por ele, a partir da modelagem do Centesimal, ao longo da sua trajetória profissional, desde que ele aprendeu o nosso método em 2018.

Vestido feito por Marcelo Ribeiro. Fotos de acervo pessoal.

Para quem ainda não o conhece, o Marcelo é da cidade de Três Corações, no sul de Minas Gerais.

Além de ter um atelier de roupas sob medida, ele também é professor de Modelagem e Costura, especializado em vestidos de noiva e festa, é pós-graduado em Modelagem do Vestuário e é também instrutor credenciado do Corte Centesimal.

Vestido feito por Marcelo Ribeiro. Fotos de acervo pessoal

O aperfeiçoamento da modelagem sempre foi muito importante para o crescimento profissional do Marcelo. Foi justamente em busca de mais aprendizado que ele fez, em 2018, o curso online de “Introdução ao Método de Corte Centesimal”, que está sendo realizado pela Lara Rogedo com a nossa parceria.

Já conheci vários métodos de modelagem de roupas, pesquisando sobre o assunto. E o que me chamou muito a atenção para o “Método de Corte Centesimal” foi a flexibilidade de adaptação aos vários tipos de corpo, mantendo as proporções com precisão., disse Marcelo.


OS VESTIDOS 

E quando a gente perguntou para ele o porquê de ter escolhido esses modelos, ele disse que foi porque “todos esses vestidos representaram desafios de modelagem, acabamentos e trabalhos manuais” que ele nunca tinha feito antes como, por exemplo, as flores de tecido do vestido de noiva.

Vestido feito por Marcelo Ribeiro. Fotos de acervo pessoal

Vestido feito por Marcelo Ribeiro. Fotos de acervo pessoal


Na opinião do Marcelo, ele acredita, baseado nas suas próprias experiências, que algumas pessoas acham que existe um método de modelagem de roupas específico somente para fazer vestidos de festa e outro para fazer roupas casuais. “Seja para fazer vestidos de festa, noiva ou roupas casuais, a base para construção da roupa depende de uma boa modelagem. E muitas pessoas que trabalham com costura ainda ficam confusas e parecem não entender bem isso. O que muda é o tecido e os acabamentos que você vai utilizar. Mas, a modelagem é a mesma. O corpo da pessoa continua sendo o mesmo. Daí, a importância de se aprender um bom método de modelagem de roupas. Você ganha liberdade para fazer o que quiser, para quem quiser. E o Centesimal é democrático por contemplar todos os corpos. Ou seja, é possível fazer um vestido de festa bonito para todos os corpos.” diz Marcelo.

Vestido feito por Marcelo Ribeiro. Fotos de acervo pessoal


Se você quiser conhecer mais o trabalho do Marcelo, siga o seu Instagram:
@marcelobarrosatelier.