segunda-feira, 25 de julho de 2022

Você já conhece o Livro das Malhas?


Na foto: material do Sistema Moldecópia ao lado do material do Livro das Malhas.

Levanta a mão quem aqui já conhece o nosso “Livro das Malhas”!

Você sabia que a modelagem para tecidos elásticos é uma adaptação da modelagem feita em tecidos planos?

Geralmente ela sofre uma redução de percentual de acordo com a elasticidade do tecido que será usado. Para que este, ao ser “esticado” se ajuste ao corpo, sem criar sobras indesejadas, ou sem ficar extremamente justo, dando uma ideia de deformação
.


Para quem não sabe, nós temos um material específico para modelagem em tecidos elásticos: o Livro das Malhas que já está na 4ª edição, lançada em 2015.

Ele tem a mesma metodologia do Sistema Moldecópia, com escalas marcando cotas e moldes básicos prontos que vão acompanhando o livro que tem todas as instruções de uso.
Contudo, ter conhecimento da maneira de usar o material é essencial para uma boa execução do trabalho.

Para quem trabalha com o Método de Corte Centesimal, a diferença está nas Escalas que usam cotas ao invés de unidades. As equivalências estão devidamente explicadas no livro. 

Podemos dizer que o Livro das Malhas é uma sequência do Sistema Moldecópia que é a modelagem em tecido plano. Sabendo usar o Sistema Moldecópia, o entendimento do Livro das Malhas é muito mais fácil.

Portanto, se você tem vontade de aprender o Livro das Malhas, sugerimos começar antes com o estudo do Sistema Moldecópia, para depois se dedicar aos estudos da modelagem em tecidos elásticos.

Material do Livro das Malhas


Material do Livro das Malhas


O Livro das Malhas vai numa sacola de TNT e é acompanhado do Conjunto de Escalas e de quatro conjuntos de moldes básicos (em papel 110g) para malharia, nos tamanhos P, M, G, e GG, para crianças e adultos: Malharia Feminina, Masculina e Unissex, Maiô e Calça. Os Moldes Básicos facilitam o trabalho e as Escalas garantem as proporções dos detalhes dos moldes em seus diversos tamanhos.

Os moldes básicos do Livro das Malhas estão preparados para serem usados, conforme os modelos do livro. Não é necessário fazer alterações. O livro ensina a modelar as peças.

Esses moldes básicos que acompanham o Livro, nunca devem ser usados diretamente. Você deverá usar o auxílio de um carbono ou então, um papel vegetal para tirar os gabaritos que você quer trabalhar.

Acompanha a quarta edição do Livro das Malhas um conjunto de miniatura dos moldes básicos, para ser trabalhada com Escala 22, para praticar, para exercitar a modelagem usando pouco papel e tecido. Esse conjunto de miniatura vem com os moldes básicos da malharia feminina, masculina, maiô e calças e é feito em papel 180 gramas.


Conteúdo do Livro das Malhas


Detalhe para o índice do Livro das Malhas.


Nessa nova edição foram incluídas algumas explicações sobre estrutura básica do molde básico, que também já faziam parte dos livros do Método de Corte Centesimal e do Sistema Moldecópia.

No livro você encontra as tabelas de medidas para confecção de moldes infantis e de adulto, de agasalhos do tipo "moletons", com manga ragland-traçado morcego, ragland anatômico, ragland meia cava, casaco com cava reta, com franzido na gola, calças com elástico na cintura, entre outros modelos..

Há um capítulo dedicado ao Elastano, que ensina a modelar maiôs básicos, clássicos, com tira cruzadas nas costas, com bojo, meia taça, como alterar o comprimento dos maiôs, como fazer moldes básicos para calcinhas, soutiens, tops, biquínis, assim como malhas para aeróbica entre outros.

Há também um capítulo que ensina a modelar diversos tipos de camisas, assim como calças de moletom, com elástico na cintura, shorts, bermudas etc. E mais: vestido tubinho, diferentes tipos de camisolas, saída de praia, macacão de bebê, pijamas, roupão de banho entre outros modelos.

E você já sabe, hein? Todas as informações detalhadas sobre o Livro das Malhas podem ser conferidas no nosso site cortecentesimal.com.br, na nossa loja virtual lojacentesimal.com.br e ainda nas nossas redes sociais, como na nossa página no Facebook, no álbum de fotos destinado ao Livro das Malhas que já está na sua 4ªEdição.

Se tiver alguma dúvida, você já sabe: não hesite em nos procurar. Escreva pra gente: atendimento@cortecentesimal.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, não se esqueçam de deixar um e-mail de contato e de informar a sua CIDADE. Sem o e-mail, não temos como responder. Agradecemos a visita! :-)