quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Alunos da Estácio BH brilham na disciplina de Modelagem.


No dia 30/08/2011, foi a vez da gente acompanhar a primeira aula da disciplina de Modelagem da turma da manhã do 1º Período do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, da Faculdade Estácio BH.

A Faculdade passou adotar, oficialmente o Método de Corte Centesimal, na sua disciplina de Modelagem. Os alunos da manhã também brilharam na aula. Essa turma promete!

Clique na foto acima, para conferir as outras fotos.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Design de Moda - Estácio BH (turma do 1º Período do 2º Sem. de 2011)

No dia 23/08/2011, nós acompanhamos com muita alegria, a primeira aula da disciplina de Modelagem, do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, da Faculdade Estácio BH.

A Faculdade passou adotar, oficialmente o Método de Corte Centesimal, na sua disciplina de Modelagem. Os alunos brilharam na aula! O primeiro molde que eles fizeram foi de uma saia alfaiate. Estamos muito orgulhosos desses estudantes que, com certeza, serão ótimos profissionais!

Parabéns turma! E muito sucesso!

Clique na imagem abaixo para ver todas as fotos.

Alunos do 1º Período do curso de Design de Moda da Estácio BH

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Corte Centesimal na Faculdade Estácio BH



É com uma imensa satisfação que comunicamos que o Corte Centesimal acaba de firmar uma nova parceria: com a Faculdade Estácio BH.

A Faculdade irá adotar o Método de Corte Centesimal na disciplina de Modelagem, do curso Superior de Tecnologia em Design de Moda. Você que está interessada em fazer uma graduação, e que está interessada em aprender o nosso método, agora tem mais essa opção. Na Estácio BH você tem um ensino de qualidade com o melhor método de modelagem de roupas.

Para saber mais informações sobre o curso, acesse o site da instituição, clicando aqui.


Material do Método de Corte Centesimal que será utilizada na disciplina de Modelagem do curso de Design de Moda.


Atenção: Direitos autorais garantidos por lei. Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer pessoa. As Escalas que acompanham nossos livros e que tornam possível a execução da obra didática, dela são parte integrante e acompanham gratuitamente os livros. Não podem ser vendidas separadamente.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Histórias de Família

Nós aqui, adoramos receber mensagens que contam um pouquinho do papel do Corte Centesimal, nas histórias das pessoas. É com muita alegria que a gente compartilha com vocês, duas mensagens: a da Luciane, de Viçosa, e da dona Cordélia, do Rio de Janeiro.

1) História da dona Antonia Gomes da Silva
Luciane com a avó, dona Antônia Gomes da Silva

"Olá Equipe do Corte Centesimal:

Muito prazer!
Gostaria de lhe dizer que minha avó tem 86 anos, e que possui uma versão do Método de Corte Centesimal tão antiga, que imagino ser uma das primeiras edições! Ela AMA o Método, e tem mais outros 2 livros, as escalas e todo o material!! E ela costura divinamente até hoje!

Minha avó se chama Antonia Gomes da Silva (aliás, tem uma historinha interessante, que era ela quem fazia as camisas que o José Alencar - ex Vice-Presidente - vendia em sua loja, muitos anos atrás. Ele era irmão do meu avô). Bem... histórias para contar é o que não falta para pessoas com essa idade, não é? Talvez minha avó e a sua avó ainda venham a se conhecer, quem sabe?

Como eu sempre quis aprender a costurar, ela me disse que eu tinha que aprender por este método. Vendo os livros que ela tem, imaginei que ainda deveria existir, e acabei encontrando vocês pela internet. Então gostaria de presenteá-la com o novo material, e também quero um pra mim, claro.

Aguardo seu retorno. Obrigada!!
Um abraço,
Luciane
Viçosa- Minas Gerais
15/07/2011"

2) Mensagem da dona Cordélia.

"É um prazer imenso acompanhar durante 62 anos a evolução e o progresso do Corte Centesimal. Vocês honraram o nome de Dona Carmem e de Dr. Antônio dando prosseguimento e aperfeiçoando lindamente o
que eles criaram com tanto amor.

O Corte Centesimal fez parte da minha vida durante os 52 anos que lecionei. Com dona Carmem fiz o primeiro curso de aperfeiçoamento e o primeiro curso de formação de professores do Corte Centesimal.

Tive o grande prazer em conhecer,nesta ocasião, Maria Augusta e Maria Eunice que se tornaram minhas grandes amigas e companheiras numa sala que alugamos para darmos aulas de corte e costura.Tenho colecionado em pastas todos os informes da Moda desde 1979, uma preciosidade!
É com muita saudade deste tempo, que dou os parabéns a vocês, Dora, Junia, Lúcia e Carolina.

Cordelia Guerreiro Ruffier,
Rio de Janeiro, RJ. Agosto de 2011"

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Olha o Corte Centesimal, aí pessoal!


Matéria no Jornal Hoje em Dia, do domingo, dia 31/07/2011, no 1º Caderno. Economia, página 11.

"Matéria: Contratação de executivo é alternativa
Jornalista: Elisângela Orlando (eorlando@hojeemdia.com.br)

O planejamento da sucessão empresarial em corporações familiares não deve se limitar à preparação dos herdeiros. Quando os filhos não estão prontos para assumir cargos de liderança, uma das alternativas é optar por uma administração profissional, com a contratação de executivos.Em muitos casos, porém, os conflitos são tão profundos que a única solução é fechar as portas.

Muitas corporações chegam a enfrentar sérias dificuldades antes de tomar um novo fôlego e dar prosseguimento ao trabalho iniciado pelo fundador. Foi o que aconteceu com as sexagenária Corte Centesimal, empresa especializada na formação de profissionais que trabalham com modelagem do vestuário e que, hoje,já está na quarta geração.

Fundada oficialmente em 1952, a empresa nasceu a partir de um método de modelagem criado em 1934 pela mineira Carmem de Andrade Mello Silva com a ajuda de seu marido,o engenheiro Antônio de Mello Silva. Ao dividir cada medida tomada em volta do corpo por cem, ele criou a escala centesimal, uma ideia que, 77 anos depois, ainda é considerada inovadora no mundo da moda.

Quando Carmem decidiu sair de cena, deixou a missão a cargo da filha Dora Melo Silva Teixeira. Apaixonada por modelagem e costura desde os cinco anos de idade, não foi difícil para Dora conduzir os negócios da família. Hoje, aos 81 anos,ela continua atuando como conselheira da corporação, que passou a ser gerenciada por suas duas filhas, Júnia e Lúcia. Nos últimos anos, porém, a empresa sofreu muito com cópias piratas dos livros que difundiram o método e quase fechou as portas.

Para piorar, nenhum dos bisnetos da fundadora demonstrava interesse em dar prosseguimento ao negócio. Foi quando Carolina Teixeira de Melo Franco, decidiu dar uma guinada na carreira e seguir os passos da bisavó. “Quero fazer com que a empresa perdure ainda por muitas gerações”, diz.”

Fonte: Jornal Hoje em Dia - 1º Caderno - Economia - Página 11