segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Mais depoimentos de pessoas amigas.

É sempre muito gostoso receber mensagens positivas de pessoas que conhecem, que já conheciam e que estão sendo apresentadas, ao nosso método de modelagem de roupas. Por isso, selecionamos algumas para mostrar para vocês. Se você também tem uma história com o Corte Centesimal, mande pra gente! Estamos te esperando! ;-)


02/07/2010 - "Oi! Eu fiz o curso aqui em São Paulo, recentemente, e estou muito feliz. Parabéns pelo Método. Eu fiz um curso muito rápido, mas absorvi o máximo que pude e posso dizer que fui feliz, pois já estou, junto com uma amiga que também fez o curso, produzindo um figurino para um grupo artístico daqui. Não é fácil, mas estou muito confiante e tenho apoio de minha professora, que se chama Elisa Gaião Pereira.
Bom, eu fiquei muito feliz quando achei o blog e mais feliz ainda em saber que a sede é em BH, pois sou mineiro residente em São Paulo, mas minha família mora em BH,e pretendo estar aí em para comprar os produtos pessoalmente. Eu ganhei um kit no curso o Modelagem de Vestuário, com escalas e réguas e também duas folhas com moldes em miniatura. Reafirmo minha felicidade em ter feito o curso, pois não sabia ao menos costurar em linha reta e muito menos modelar. No entanto, já estou produzindo, e quero muito mais.
Outra boa surpresa que tive foi que, ao conversar com minha mãe sobre o Método de Corte Centesimal, ela me revelou também tê-lo aprendido anos atrás. Então me lembrei de ver algumas vezes o material de minha mãe (que anseio ver novamente), diferente do de hoje, mas eu ficava muito curioso para saber como se construía uma peça de roupa com aquilo tudo. Hoje parece uma coincidência, mas como não acredito em coincidências, penso que é o destino mesmo. Um grande abraço, obrigado e até breve.
Rodrigo José, São Paulo, SP."

16/07/2010 - "Gostaria de saber se vocês tem no cadastro alguém que ensine o Método de Corte centesimal em minha cidade, Juiz de Fora. Minha avó sempre costurou por este sistema, para ela e minha mãe e também para mim . Ela sempre elogiou muito, mas eu tinha apenas 13 anos quando ela quis me ensinar. Tenho guardado todo o material dela, muito antigo, num estojo de madeira. Ela ensinou muitas pessoas a fazer moldes. Agradeço se puderem me ajudar.
Raquel Sanábio Freesz, Juiz de Fora, MG"

09/11/2010 - "Sou estilista e modelista com mais de 25 anos de experiência, tanto no Brasil, como em outros países, tais como Estados Unidos, Espanha, Itália, entre outros. Sou um grande admirador do Método de Corte Centesimal, que é desde sempre, o único método que utilizo nos meus trabalhos de modelagem e criação, e em todos os países onde trabalhei, sempre divulguei esse método, Pois o considero perfeito. Pretendo encomendar em janeiro novos livros, pois o meu livro do Corte Centesimal já tem mais de 25 anos! Mas, continua em perfeito estado. Na época, ele era vendido numa simpática caixa de madeira. Muito obrigada pela atenção. Abraços a todos e que Deus os abençoe.
José Gonçalves Ribeiro, Guarulhos, São Paulo."

10/11/2010 - "No ano de 1989 eu morava aqui, em São Bento do Sapucaí, São Paulo, e conheci o Corte Centesimal, pela professora Dona Terezinha Rotondaro. Comprei os materiais e depois tive que mudar para São Paulo. Apesar de ter estudado, por apenas 2 meses, conseguia fazer roupas para os meus filhos, que eram pequenos, mesmo tendo dificuldades. Ano passado, meu marido já estando aposentado, voltei a morar em São Bento, e tive a feliz surpresa de saber que minha professora Dona Terezinha Rotondaro estava ainda dando aulas do Corte Centesimal.
Fui procurá-la, pois me lembrava de seu nome mais que sua fisionomia, e foi muito cheio de carinho o nosso encontro, o qual ela me incentivou a retomar o curso. E como eu tinha guardado meus livros, os esquadros e as escalas, voltei. Até em uma época que esta sendo muito bom para mim, pois cuido do meu pai que tem 82 anos e mal de Alzheimer.
Dona Terezinha esta semana nos deu folga para seu descanso. Ela é uma pessoa muito especial, pois tem vários problemas de saúde, mas muito dinâmica e não se abate nunca. Aqui na cidade tem tantas costuras, já fez até vestido de noiva, tudo pelo Centesimal, e achei esse descanso muito merecido. Ela é muito empolgante e dedicada. Muito mesmo.
O curso é ótimo, pois trabalha com muitas medidas matemáticas, ótimo pra memória. Já terminei todos os traçados e modelagens e agora estou na parte da costura, e por orientação de D.Terezinha vou encomendar os livros novos. Conheci outros métodos de corte e costura, mas no meu entender o melhor é o Centesimal. Cai como uma luva. Estou muito motivada a costurar mais e melhor, pois agora vou completar o curso. Muito obrigada pelo retorno e sei que você é bisneta da fundadora, Dona Carmem. Muito legal da sua parte querer continuar o projeto de sua bisavó e da sua avó D.Dora.
Já ia me esquecendo: eu tenho uma caixinha de madeira do Centesimal, que era de minha sogra (eu acho), que tinha um livro marrom do Método, com a assinatura da D.Dora, com caneta de tinta azul, ano de 1960. Guardo com carinho. Herança que ela me deixou. Legal, né? Um abração pra vocês e muito obrigada.
Eloísa Nákel Nakashima, São Bento do Sapucaí, São Paulo."

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Professora do Centesimal participa de matéria para o Jornal O Globo

No último domingo, dia 21/11, a nossa instrutora do Sistema Moldecópia, Guaíra Miranda, da cidade do Rio de Janeiro, participou da matéria da Revista do Jornal O Globo, intitulada "Corte e Costura são redescobertos por jovens", escrito pela jornalista Joana Dale.

Nós, do lado de cá, ficamos super felizes com a matéria que só comprova o que temos dito e notado, nós últimos tempos: é impressionante perceber como as boas coisas do passado estão voltando, com força, e como tem uma moçada, antenada, curiosa e interessada em redescobrir coisas que fizeram parte do cotidiano da vida das nossas avós e bisavós. Sem medo de parecer "fora de moda". Até porque, as melhores coisas da vida, nunca saem de moda. E é assim que até hoje, nós do Corte Centesimal, continuamos na ativa!

Para quem estiver no Rio e quiser entrar em contato com a Guaíra, aí seguem os dados de contato dela:

Guaíra Miranda
cafecostura@gmail.com
Telefone: (21) 2513-1315 / 2535-1121

A matéria completa está disponível no link do Jornal O Globo:
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/11/20/corte-costura-sao-redescobertos-por-jovens-923064144.asp

terça-feira, 9 de novembro de 2010

A história da professora Alba Simplício

Pessoal, hoje nós vamos apresentar para vocês um pouquinho da história da dona Alba Simplício, de Belo Horizonte-MG, contada atrávés da filha dela. A dona Alba é uma das nossas professoras do Método de Corte Centesimal e ela dá aula há 24 anos.

"Sou Elizabeth, filha de Alba da Mata Simplício. Desde pequena, vivencio minha mãe, as voltas com costuras, moldes, alunas e máquinas. Sempre comentando com suas alunas sobre o Corte Centesimal. Era um orgulho para ela ir cotidianamente ao Edifício Helena Passig, no centro de Belo Horizonte, onde o Corte Centesimal tinha escritório, no 22° andar. Ela ia sempre feliz a procura de novidades para realizar. Cito algumas:

Aos 15 anos, fez o curso básico do Método de Corte Centesimal com a saudosa Professora Gabriela Varella. A partir daí, começou com suas costuras em Barbacena/MG, pois ela se casou e para lá foi morar. Passou a ensinar o Método para senhoras e a confeccionar enxovais para bebê.

De volta à Belo Horizonte, novidades não faltavam e ela ia, frequentemente, ao escritório do Corte, no Helena Passig para realizar vários outros cursos com a professora Maria do Carmo (Sistema Moldecópia, Modelagem Industrial e Técnicas de Ensino) onde, a convite da dona Dora, iniciou sua trajetória de professora.

Para minha mãe, o Centesimal foi sua chance de emancipação profissional. Com ele, muitas amizades, lugares e principalmente o sentimento de dever cumprido, quando mais uma turma se formava e cada aluna se mostrava apta a seguir também sua trajetória.

Hoje vejo minha mãe feliz, realizada e, como ela mesmo diz, depende das suas costuras que ainda faz, da modelagem e das aulas que ela continua dando. Em anexo, envio para vocês, uma foto feita durante a formatura de uma das turmas do Método de Corte Centesimal, modelagem industrial.

Elizabeth Nascimento"


Dona Alba (no meio de azul) com a sua turma de alunas. Foto de arquivo pessoal.

A dona Alba dá aula particular do Método de Corte Centesimal, em Belo Horizonte. Para falar com ela:
Telefone: (31) 3582-2878