segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Nova edição do Método de Corte Centesimal


Capa do Livro. Autora: Carmen de Andrade Mello Silva
Revisto e Ampliado por Dora de Mello-Silva Teixeira

Finalmente, depois de muito trabalho, acabamos de receber da gráfica a nova edição do Método de Corte Centesimal. É a 49ª edição. Isso mesmo. O método, criado por Carmem de Andrade Mello Silva, em 1934, já gerou filhos, bisnetos, tetranetos... A nova edição incluiu uma revisão geral de informações, uma nova diagramação - que o deixou com um visual mais moderno, limpo e de fácil entendimento, com desenhos que mostram, passo a passo, como construir um molde - tudo para que a modelista tenha ainda mais autonomia no seu trabalho.

São 103 páginas divididas em 9 capítulos: Saias, Corpinhos, Golas, Mangas, Roupas Esportivas, Roupas Masculinas, Blazers e Casacos, Roupas Infantis e Recursos Técnicos. O livro do Método de Corte Centesimal vem acompanhado de Jogo de Escalas, Esquadro e Curva francesa e vai dentro de uma sacola de TNT.

“Exercitar é prioridade para quem quer ser uma boa modelista. Ao possibilitar acesso aos conhecimentos, os moldes traçados pelo Método de Corte Centesimal resultam em modelagens que fazem da modelista uma profissional valorizada.”, ressalta Dora, herdeira e continuadora do Corte Centesimal.

Para saber como adquirir o seu, entre em contato conosco. Atendemos em todo Brasil. Lembramos que há uma despesa de remessa, que varia de acordo com a região. Aguardamos o seu contato.
Um grande abraço,
Equipe do Corte Centesimal


Fotos da nova edição do Método de Corte Centesimal

PS: Lembramos que não é permitido fazer cópias. Direitos autorais garantidos por lei. Proibida a reprodução, mesmo parcial e por qualquer processo. Registrado na Biblioteca Nacional, Ministério da Educação e Cultura, sob o nº37.378. As Escalas que tornam possível a execução dessa obra didática, dela são parte integrante e acompanham gratuitamente.

A estilista Ana Paula Sudano faz do conhecimento a fonte do sucesso

Pesquise, estude e trabalhe, trabalhe e trabalhe muito, sem PREconceitos”. O conselho da jovem estilista mineira Ana Paula Sudano merece ser ouvido, mesmo por quem não acredita no poder de conselhos, mas que sonha em conquistar espaços no disputado mercado da moda. Afinal, mais que em qualquer outro momento do País, com a economia em crescimento e com o maior poder de compra dos salários, a tendência é de aumento da demanda por profissionais qualificados para atender as exigências de consumidoras e consumidores.

A valorização do conhecimento pela nova geração que já alcança o sucesso no mundo a moda tende a ser bem absorvida em todas as fases da produção de vestuário. Especialistas em modelagem serão mais procurados e, ao mesmo tempo, mais valorizados. Ana Paula Sudano reconhece que existe maior procura por novos especialistas. “O mercado de modelagem é estável, valorizado e carente de novos profissionais”. As confecções enfrentam o desafio de gerar interesse e atrair profissionais competentes.

Algumas contradições contribuem para a existência de espaço para especialistas em modelagem. Por exemplo, a atração pela imagem de glamour de atividades como a produção ou o estilismo limita a quantidade de novos modelistas. Profissionais com visão global de todo o processo de produção são minoria e questões técnicas ficam relegadas a segundo plano. Melhor para quem investe na formação. “A modelagem tem que ser mais valorizada e começa na postura de quem faz. Um modelista bom, com o olhar de designer é a alma da roupa”, assinala Sudano.

Reconhecimento
Poucos profissionais acumulam um crescimento tão marcante no mundo da moda como a estilista mineira. Desde o início da faculdade de moda, realizada na FUMEC, Ana Paula sempre batalhou e correu atrás dos seus objetivos. Presença constante, desde 2004, no Fashion Rio, ao lado de grandes nomes da produção de vestuário, e no Minas Trend Preview, como estilista da GO, marca jovem de Graça Ottoni, Paula Sudano se destacou na produção de figurinos de peças para teatro, como o espetáculo musical Mulheres de Holanda, sucesso de Pedro Paulo Cava.

Tanta capacidade recebe o reconhecimento. Recentemente, Ana Paula Sudano deu um novo salto na sua carreira e, desde julho de 2010, integra a equipe da estilista carioca Gilda Midani.



Paula num dia de trabalho. Foto de arquivo pessoal da estilista.


Bate-papo com Ana Paula Sudano



Como você começou?
Comecei fazendo os cursos técnicos do Modatec, desenho, modelagem... tudo que despertava interesse. Quando entrei pra faculdade, comecei a fazer estágio no segundo período, e não parei mais de trabalhar.

Como você avalia hoje o mercado de modelagem? Quais os principais desafios?
Acho que o principal desafio é o interesse e competência dos "novos", hoje todo mundo quer ser produtor, stylist e se esquece da questão técnica. A modelagem tem que ser mais valorizada e começa na postura de quem faz. Um modelista bom, com o olhar de designer é a alma da roupa.

Que tipo de conhecimento você acha mais importante?
Todos! Da escolha do tecido a roupa pronta na arara. Todo o processo é importante e tem seu valor. A soma de tudo é o que aparece.

Como o mercado tende a evoluir nos próximos anos?
De acordo com a economia do nossos país, a moda é um setor em plena expansão. Cada vez mais os profissionais estão se profissionalizando e valorizando como um todo o mercado.