segunda-feira, 29 de março de 2010

Indicação de instrutoras do Método Centesimal e do Sistema Moldecópia

Para quem está querendo aprender a modelar pelo Método de Corte Centesimal ou pelo Sistema Moldecópia e não sabe por onde começar, informamos que o Corte Centesimal possui uma lista de instrutoras que lecionam pelos dois métodos em todo Brasil. Para saber se há alguma instrutora disponível na sua cidade, mande uma mensagem para nós, clicando aqui no Fale Conosco.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Para ser uma boa Modelista


O Corte Centesimal Ltda tem procurado atender às diversas expectativas de quem gosta de costurar. Desse modo, se você quer aprender a modelar temos o "Método de Corte Centesimal” e o “Sistema Moldecópia.

Com um ou com outro você poderá realizar um curso completo de corte e, através do livro “A Costura e seus Segredinhos”, poderá aprender a costurar. Também temos o “Molde Pronto.Centesimal”, para quem quer usar modelagens já preparadas para uso imediato.

Para quem deseja fazer um curso de Modelagem Industrial, temos o “Molde.Série”. Ele é complementado pelo “Livro das Malhas”, que abrange a modelagem de, praticamente, todo tipo de peças para malharia. Ele é acompanhado dos quatro moldes básicos necessários para o uso do livro: os de malharia feminina, masculina e unissex, maiô e calça: abrange os tamanhos P, M, G, GG, para crianças e adultos. No momento, acabamos de lançar a 3ª edição do Livro.

Com esses moldes você faz os mais variados modelos de maiô. Com a parte de cima do molde faz sutiãs e tops e com a parte de baixo faz as calcinhas e biquínis. Tudo fica perfeito.

Ao fazer um curso de Corte (Curso de Modelagem do Vestuário), a aluna aprende toda a técnica a ser usada para se modelar uma roupa, porém, ao concluí-lo ela ainda não sente segurança para utilizá-la.

Para continuar praticando, sugerimos o nosso jornal bimestral “O Informe da Moda”, que tem por finalidade dar continuidade ao curso e apoio a quem está se iniciando na arte da modelagem do vestuário, e também acompanhar a moda, que muda a cada estação. Adotamos a linguagem do desenho para realizar as interpretações a partir de moldes básicos, o que permite uma compreensão rápida das adaptações a serem feitas em função do modelo escolhido.

Para se tornar uma modelista é necessário muita prática. Por isso, estamos sempre aconselhando a realização das interpretações dos modelos sugeridos, mesmo usando moldes em miniatura. Esse exercício deverá ser iniciado com a observação de cada detalhe do modelo sugerido no Informe da Moda e de como ele foi realizado no traçado apresentado ao lado (sua modelagem).

É sempre necessária uma observação minuciosa do modelo que se deseja interpretar, para que haja a conscientização de quais são os efeitos sugeridos pelo figurinista, ao desenhá-lo. É a partir dessa conscientização que você irá definir quais as adaptações a serem introduzidas nos modelos que faz com que a costureira se transforme em uma modelista. Daí a necessidade de se dar continuidade ao curso através do “Informe da Moda”. Você concretiza seu aprendizado e ganha segurança em seu trabalho. Sua adesão nos estimula a dar continuidade a essa nossa iniciativa.

Para finalizar, você poderá fazer por correspondência o curso de Técnica de Ensino Centesimal – Moldecópia (TEC – M), se desejar ser instrutora de corte em sua cidade.

Esses são os produtos que temos que oferecem a técnica necessária para atendê-las nos seus anseios de aprendizagem e aperfeiçoamento. Suas críticas e sugestões serão sempre estímulo para nosso aprimoramento.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

4 gerações de mulheres e um mesmo ideal: prosperar e crescer com todas as mulheres que nos acompanham e que estão aí, trabalhando, lutando por uma vida melhor, com mais alegrias e felicidades!

Parabéns para todas vocês! Recebam o nosso abraço carinhoso! E para as portuguesas que acompanham sempre o nosso blog, um abraço especial também!

Dora, Lúcia, Júnia e Carolina

terça-feira, 2 de março de 2010

Livros das Malhas - As autoras


Três gerações de mulheres estão presentes, direta ou indiretamente, na produção do conteúdo do Livro das Malhas, publicação que, em suas páginas fornece contribuições importantes para quem valoriza o conhecimento como meio para o sucesso profissional e evolução pessoal.

Carmem de Andrade Mello Silva, a primeira delas, está profundamente presente na obra. Criadora do Corte Centesimal, deixou o embrião que, em uma história de mais de seis décadas, possibilitou a formação e especialização de milhares de outras mulheres como produtoras de vestuário.

Dora de Mello Silva Teixeira, continuadora da obra inicial, inclusive como autora da primeira versão do Livro das Malhas. A empresária, profunda conhecedora dos segredos da modelagem, mantém, há mais de 60 anos, o ritmo de trabalho das pessoas que promovem o aprendizado como um processo de crescimento e de geração de oportunidades.

A inserção do Corte Centesimal na história da moda brasileira foi assegurada na atuação de Dora, que vivenciou as mudanças importantes no mundo e na sociedade. No início, na era de Carmem, as mulheres aprendiam para exercer melhor o papel de mães. Nos tempos atuais, mais pessoas aprendem com novos objetivos e, em especial, de ter uma atividade profissional.

Júnia Teixeira de Melo Franco expande os horizontes ao se integrar à versão renovada do Livro das Malhas. A terceira geração feminina marca presença com a demonstração de que mudanças estão acontecendo. Artista Plástica, formada pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais e tendo cursado Computação Gráfica na PUC Rio, ela adiciona novidades com a experiência de quem deu aulas de educação artística, macramé, tapeçaria e modelagem do vestuário.