terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Quero abrir uma confecção de roupas. Por onde começar?

Capa do Manual do Sebrae - Ponto de Partida: Como montar uma confecção

Para quem pretende abrir a sua própria confecção de roupas, aí vai uma dica bem útil. O Sebrae possui um "manual", com orientações essenciais de como montar um determinado negócio, desde o seu início, da sua concepção até a sua realização, chamado Ponto de Partida.


Além disso, o Sebrae oferece consultoria gratuita em diversas áreas para quem quer abrir o seu próprio negócio. Aqui em Belo Horizonte, o Sebrae disponibiliza o manual "Ponto de Partida - Como abrir uma confecção?", que orienta os futuros empreendedores. 

Da nossa parte, o que podemos fazer, é sugerir um dos nossos dois métodos de modelagem de roupas, que você pode vir adotar na sua confecção. Uma boa modelagem é fundamental para o sucesso de qualquer confecção.

Quantas e quantas vezes, você não comprou uma roupa, que a modelagem não caia bem? Onde a pinça estava torta ou fora do lugar? Pelo menos 50% do resultado final de uma roupa depende da modelagem. Não adianta somente a boa qualidade do tecido e de uma confecção esmerada se a roupa não veste bem - ela tem também que apresentar um caimento perfeito.

Com o Método de Corte Centesimal ou com o Sistema Moldecópia, você vai aprender uma técnica de modelagem de roupas, que permite que você faça a roupa que quiser, para quem quer que seja independente se a pessoa é alta, magra, se tem peito, pouco quadril, ombros estreitos etc. 

Então, para quem está interessado em montar uma confecção de roupas, não deixe de conferir. É muito interessante e está disponível para todo mundo. Para ter acesso, basta preencher um cadastro gratuito no site do Sebrae. Aí vai link:


Ponto de Partida - Saiba como montar uma confecção

E o Corte Centesimal está lá também, marcando presença. Ele aparece no Manual, na lista de indicações de cursos. Ou seja, a melhor maneira é conhecendo tudo sobre modelagem de roupas. Para ter segurança e conhecimento suficientes para passar para toda equipe, que ficará responsável pela sua confecção. Agora você já sabe por onde começar!


Procure o Sebrae do seu estado para ter mais informações:

Site do Sebrae MG: http://www.sebraemg.com.br

Site do Sebrae: http://www.sebrae.com.br/

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Produtos do Corte Centesimal

1 - Material do Método de Corte Centesimal



Autora: Carmem de Andrade Mello Silva
Revisto e ampliado por: Dora de Mello-Silva Teixeira

Material do Método de Corte Centesimal: Livro Didático, Jogo de Escalas numeradas do 30 ao 140, Esquadro e Curva Francesa em duratex, em sacola de TNT.



2 - Material do Sistema Moldecópia:




Autora: Dora de Mello-Silva Teixeira

Material do Moldecópia: Livro didático, jogo de Escalas (na mesma numeração dos manequins), conjunto de moldes básicos, sendo Corpinho e Calça - Frente e Costas, Gola, Manga e Saia, nos tamanhos 22 ao 54.


3 - Livro "A Costura e Seus Segredinhos"


Autoras: Dora de Mello Silva Teixeira / Diva Lustosa de Andrade Tibúrcio
É um livro que auxilia a principiante em costura com orientações básicas e tira dúvidas dediversos detalhes de costura.



4 - Pronto.Centesimal
Apresenta modelagens já prontas de peças básicas, tais como: calça feminina, bermuda, camisa, blazer unissex etc.


5 - Livro das Malhas
Aguardem! Uma nova edição do Livro das Malhas já está quase saindo do forno!
Para mais informações, escreva para carolina@cortecentesimal.com.br.


segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Quero Costurar. O que fazer?

Como poderei fazer minhas próprias roupas sem fazer os moldes?
Utilize os moldes Pronto.Centesimal para fazer suas roupas básicas. Eles já estão prontos para serem destacados e colocados diretamente sobre o tecido. São fáceis e são apresentados em vários tamanhos.

E como vou me orientar na costura: colocar os moldes corretamente sobre o tecido, fazer os acabamentos adequados etc?
No livro A Costura e Seus Segredinhos você encontra as orientações básicas que toda iniciante deseja ter. Cada capítulo abrange uma peça básica do vestuário, como corpinhos, golas, mangas, saias, calças etc. O Livro orienta nos detalhes da interpretação de um modelo desejado, bem como sobre a montagem e acabamento de peças que, aliados ao aprimoramento contínuo, conduzem à alta-costura.

E se eu mesma quiser fazer moldes para qualquer tipo de roupa?
Nesse caso você irá fazer o Curso de Corte do Sistema Moldecópia ( o Centesimal com facilidade de moldes básicos já prontos). Com os Moldes você estará apta a fazer rapidamente a modelagem de qualquer tipo de roupa. A utilização das suas “escalas do corpo”, exclusivas do Centesimal, dispensam os cálculos e garantem a perfeita proporção dos moldes.

E se após concluir o Curso de Corte eu ainda me sentir insegura para fazer moldes?
Você terá o apoio do Informe da Moda, que é o nosso jornalzinho bimestral. Ele apresenta modelos selecionados, sugeridos pela moda em vigor. Os modelos são acompanhados de sua interpretação e são sempre traçados a partir de um molde básico. O Informe da Moda lhe dará mais segurança no seu trabalho e proporcionará mais experiência e prática para que se torne a Modelista Classe A, que você deseja ser.

E se o assunto for Malhas?
O Livro das Malhas oferece modelagens de um tipo de roupa que é muito confeccionada na indústria – a de malha. Trata de modelagem de malhas e tecidos elásticos para confecção de agasalhos esportivos, calças, blusas, maiôs, biquinis, lingeries e peças variadas. Seus moldes são também muito úteis para costura individual. Apresenta moldes básicos nos tamanhos P, M, G, e GG, para crianças e adultos: Malharia Feminina, Masculina e Unissex, Maiô e Calça.

E se eu quiser trabalhar profissionalmente em Confecção Industrial?
Utilize o Molde-Série que tem o exclusivo “Sistema de Ampliação em Série”. Trabalhando com ele, você faz a modelagem do modelo desejado no tamanho do manequim 42 e, a partir dele obtém todos os outros tamanhos de adulto que desejar (ou no tamanho do manequim 26 para os tamanhos infantis).

E se eu desejar lecionar? Receberei algum apoio do Centesimal?
Sim, nós temos um curso de Técnica de Ensino Centesimal - Moldecópia (TEC-M) que prepara você para lecionar. Além de fazer uma reciclagem de traçados, você receberá noções de Didática e de Relações Humanas e um Plano de Aula. É feito por correspondência. Terá seu nome na lista de Professoras Preferenciais e descontos especiais nas compras de nossos materiais.

O Método de Corte Centesimal inspirou o nome da empresa “Corte Centesimal Ltda” e inspirou também a realização dos produtos acima. Funcionalidade, simplicidade, perfeição e elegância resultaram das aplicações de seus moldes e credenciam seus produtos como o que há de melhor em matéria de Modelagem do Vestuário.

Suas exclusivas Escalas acompanham os moldes básicos na execução dos traçados, garantindo as perfeitas proporções dos detalhes desejados. Nada de cálculos e contas. Os resultados são automáticos. Tudo muito fácil e exato!

Por hoje é isso!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Lembranças do Corte Centesimal

Essas peças fazem parte do início, da criação do Corte Centesimal.

1 - Fichário de madeira com as fichas dos modelos básicos ensinados pelo Corte Centesimal. - 10/02/1941 - N° do estojo: 693





2 - Fichário de madeira do Corte Centesimal.




No detalhe a assinatura da criadora do Corte Centesimal, Carmem de Andrade Mello Silva.
Data: 10 de Fevereiro de 1941.


3 - Estojo completo Centesimal. N° do estojo: 14.419.



“Para facilitar a conservação e a condução da coleção de fichas, porta-escalas e outros utensílios necessários, criou a autora do “Corte Centesimal”, um estojo de uso muito cômodo e que é vendido em separado. Dele fazem parte integrante um esquadro de tipo apropriado e uma curva francesa parabólica, que muito facilitam o traçado de golas, cavas, curvas etc. Estes utensílios (esquadro e curva) são também vendidos em separado."


Texto original escrito por Carmem de Andrade Melo Silva
Belo Horizonte, 3 de abril de 1950.

4 - Estojo completo Centesimal. N° do estojo: 14.419.




Esta peça fez parte da exposição:
“100 Anos de Moda em Belo Horizonte”
Realizada de 15 de abril a 17 de maio de 1997.
Belo Horizonte Fashion Week
“O CENTENÁRIO”

E se você ainda tem, também, um Estojo do Corte Centesimal, mande a sua foto com ele para nós contando a sua história. Ela poderá ser publicada no Blog!



quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Anotações gerais para boa compreensão do Informe da Moda.

Como já falamos anteriormente, o Informe da Moda, editado pelo Corte Centesimal, além de sugerir modelos da moda em vigor, realiza sua interpretação a partir dos moldes básicos. O Informe da Moda ajuda a você a praticar o que aprendeu, e assim, continuar se aprimorando, sem contar mais com a presença física de uma professora.

A linguagem adotada nas modelagens apresentadas no "Informe da Moda" é o desenho. Para interpretar os moldes do Informe da Moda, é necessário conhecer ou já trabalhar com o Método Centesimal. Caso você tenha o nosso material, verifique na folha de "Convenções" de seu livro do Método de Corte Centesimal (MCC) ou do Sistema Moldecópia (SM) o significado de cada traço utilizado. Esta é a nossa linguagem.

Anotem aí: as cotas indicadas com números referem-se ao Método de Corte Centesimal (MCC) e as cotas indicadas com letras referem-se ao Sistema Moldecópia (SM).

Os moldes básicos dos diversos tamanhos de manequim são "as referências" para se traçarem as modelagens. Nos Corpinhos sempre prevalece a medida de Peito (P); as demais medidas podem ser alteradas, dependendo das características de cada corpo, pois nem todo mundo tem as medidas-padrão adotadas. Nas Saias e Calças prevalece a medida dos Quadris (K).

Para costura individual, após determinado o número do manequim, sempre prevalece a medida de P (peito) e de K (quadris), porém você deverá comparar as demais medidas constantes na tabela com as suas medidas individuais, alterando as que forem necessárias. O molde resultante é que chamamos de "molde ideal".

Esse "molde ideal" é o ponto de partida para a modelagem do modelo escolhido. Ele é a base de sua modelagem na costura individual.

Observe muito bem o modelo apresentado para que você possa captar os efeitos sugeridos. Só depois de bem analisado você irá iniciar a modelagem no tamanho do manequim desejado.


PARA MARCAR DETALHES DOS MODELOS:

Existem dois tipos de medidas:

- As de contorno (medidas horizontais) que são tomadas em volta do corpo;

- As de comprimento (medidas horizontais, com exceção da medida de ombro) que vão de um ponto ao outro.

As medidas de contorno indicam a largura do corpo, as de comprimento se relacionam com a sua altura;

A medida de Peito (P) determina a numeração da Escala a ser usada nos corpinhos;
A medida de Quadris (K) determina a numeração das saias e calças.

Já os comprimentos são marcados nos moldes com a fita métrica, com as medidas pessoais, porém, nos detalhes dos modelos do Informe da Moda, como orientação, são assinalados em cotas de Escala.

Estas cotas serão excessivas para as pessoas acima do peso em relação à sua altura e insuficientes para as pessoas magras.

Para guardar melhores proporções, marcar nos comprimentos (medidas verticais) as cotas da Escala que corresponde ao padrão de sua altura. Ver a tabela feminina:

Altura Manequim
1,50 m 36
1,52 – 1,54m 38
1,56 – 1,58m 40
1,60 – 1,62m 42
1,64 – 1,66m 44
1,68 – 1,70m 46
1,72 – 1,74m 48
1,76 – 1,78m 50

O Corte Centesimal oferece moldes básicos em miniatura, no tamanho de manequim 22 - Mm-22 (escala 54 cm). Com estes moldes básicos que representam com exatidão qualquer outro tamanho, você poupa tempo, poupa papel e ganha em comodidade para exercitar as modelagens apresentadas no Informe da Moda. Somente praticando você alcançará segurança no seu trabalho.

Colecione em pasta os exemplares do Informe da Moda e você obterá, dentro de algum tempo, um excelente curso de "Interpretação de Modelos". Qualquer dúvida, escreva para nós: atendimento@cortecentesimal.com.br.
Até a próxima!